Você sabe o que o seu chefe quer?

Você sabe o que o seu chefe quer?

Uma boa comunicação entre gestor e empregado é fundamental. Os líderes precisam ser claros e devem reservar um tempo para conversar com os subordinados. Já os colaboradores não devem se deixar intimidar ao dialogar e tirar dúvidas com o superior

postado em 19/06/2016 00:00
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O seu chefe pede que você faça algo. Você executa e até acha que fez um bom trabalho. Quando chega a hora de entregar, o orgulho vira decepção: não era aquilo que ele esperava. Há vários motivos para esses e outros mal-entendidos: o gestor foi impreciso, não teve paciência para explicar a tarefa e as expectativas, não deu abertura para que o funcionário tirasse dúvidas... A balança pode até pesar mais para o lado do dirigente ; afinal, ele é o responsável pela equipe e tem que ser o primeiro a se comunicar direito ;, mas o empregado também tem uma parcela de culpa nessa equação: mesmo que o administrador não se comporte como deveria nas conversas, o contratado precisa ter a iniciativa de fazer perguntas e até enfrentar a impaciência do superior para esclarecer a demanda e, assim, evitar problemas para os dois lados.

Para ajudar equipes a se comunicarem melhor, o norte-americano Steve Arnesson, considerado um dos 100 maiores pensadores e consultores de liderança dos Estados Unidos pela revista Leadership Excellence, escreveu O que o seu chefe realmente quer de você (saiba mais em Três peguntas para). No livro, lançado no Brasil em março deste ano, ele defende que não adianta querer que o gestor mude de personalidade por sua causa, então a saída é tentar descobrir o que motiva as ações dele e adaptar-se ao estilo do gerente com empatia, boa vontade e espírito de liderança. ;É provável que você tenha pelo menos 15 a 20 chefes antes de se aposentar (...) O modo como você se adapta a diferentes chefes tem tudo a ver com sua satisfação no emprego;, diz, na obra.

Administradora com MBA em recursos humanos, especializada em orientação profissional e sócia da consultoria Projeto de Carreira, Alessandra Paulelli afirma que o funcionário deve perder o medo de se comunicar. ;O feedback deve ser mútuo, e a relação deve ser franca e transparente. O chefe deve deixar claro o que espera, e o funcionário deve confirmar se entendeu;, acrescenta. A especialista ainda diz que o empregado também deve ter uma relação sincera com o líder. ;Se está faltando algo no trabalho ou se ele não está satisfeito com alguma coisa, isso deve ser dito para o superior para que, assim, as providências certas sejam tomadas;, conclui.

O lado do gestor
Alessandra Paulelli acredita que quanto mais o chefe se mostra aberto com os funcionários, maiores as chances de saber o que está acontecendo na empresa. ;Não adianta ficar só atrás da mesa, trancado na sala: é precisa circular, porém ele pode estar sobrecarregado de tarefas e também é papel do funcionário ir atrás;, explica. Ainda segundo a especialista, pessoas em posições hierarquicamente superiores devem ser francas com a equipe. ;Por exemplo, se a empresa está passando por dificuldades, seja por causa da crise, seja por qualquer outro motivo, o gestor precisa dizer isso, pois se o funcionário fica sabendo de uma informação crucial pelo corredor, isso acaba causando um efeito negativo, pois o empregado vai achar que não está fazendo parte do que é importante para a companhia;, diz.

Guilherme Marback, coach executivo, sócio da Ockam, consultoria de gestão, de salienta que, para ter uma comunicação efetiva, o gestor precisa entender o perfil comportamental de cada funcionário, pois as personalidades são diferentes. ;O chefe pode ter uma comunicação geral, mas é preciso ter uma individual também, e isso depende do perfil de cada funcionário;, acrescenta. Além disso, existem várias dimensões a serem observadas em busca de facilitar o diálogo entre líder e liderado. ;Ela não se faz só pelas palavras: é preciso estar atento à comunicação não verbal, ou seja, gestos e linguagem corporal;, explica ele, que também é especialista em transformação cultural e formado em economia.

De acordo com a especialista em coaching de liderança Bibianna Teodori, o chefe precisa reservar tempo para conversar com a equipe ; sobre assuntos corporativos ou não ; e garantir que a mensagem passada foi precisa. A falta de clareza é uma das maiores falhas nos diálogos institucionais, pois estressa a equipe. ;O líder tem que ser claro, falar o que quer e como quer, pois, se a comunicação não for eficaz, a empresa não vai para a frente;, diz. Para que os contatos sejam exitosos, é importante fazer com que o liderado abra a mente, o que pode ser conseguido ao se fazer perguntas. ;O chefe precisa ajudar o funcionário a desenvolver o pensamento dele, para que o empregado não só veja o problema, mas veja a solução;, afirma.


Múltiplos canais
O canal para o chefe se comunicar com a equipe não precisa ser, necessariamente, presencial. ;O líder pode fazer isso por meio de reuniões, palestras e até mesmo ligações ou e-mails;, lista a coach Bibiana Teodori. Os vários meios de comunicação de hoje, incluindo WhatsApp e Facebook, podem dispersar ou focar o diálogo entre líder e liderado, dependendo de como são usados. Por isso, todo cuidado é pouco, como observa o coach Guilherme Marback. ;Essas plataformas são positivas quando se trata de uma mensagem rápida do dia a dia, mas pode atrapalhar se forem usadas para passar informações mais específicas, pois a mensagem precisa ter qualidade. E será que por esses meio ela vai ter?;, questiona.


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