Sujeita a mudanças

Sujeita a mudanças

Rogério Micale divulga hoje a lista dos 18 convocados para a caça ao ouro inédito. Ao Correio, a maioria dos clubes do país se mostra flexível a liberar jogadores. Na contramão, europeus como Lazio, Roma e Benfica prometem jogo duro

Maíra Nunes
postado em 29/06/2016 00:00
 (foto: Rafael Ribeiro/CBF)
(foto: Rafael Ribeiro/CBF)


A Confederação Brasileira de Futebol começa a revelar, às 11h de hoje, na sede da entidade na Barra da Tijuca (RJ), um mistério cultivado nos últimos meses. Escolhido para comandar o Brasil nas Olimpíadas, o técnico Rogério Micale divulgará a lista dos 18 convocados que buscarão o ouro inédito no Rio-2016 ; 15 sub-23 e três na cota de jogadores acima da idade limite. A única certeza é a presença de Neymar. Em um acordo com o Barcelona, a CBF abriu mão do camisa 10 na Copa América Centenário para tê-lo nos Jogos Olímpicos.

Os nomes apresentados logo mais, porém, não garantem presença na convocação final: a entidade segue com dificuldade em liberar os atletas pré-convocados, tem até 18 de julho para entregar uma lista definitiva e pretende usar esse prazo até o fim.

Ao Correio, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco e Internacional anteciparam que liberarão seus jogadores para os Jogos Olímpicos, caso eles sejam confirmados na lista final. Benfica e Lazio, porém, não pretendem dispensar os atletas. Essas são algumas das equipes com convocados na pré-lista de 35 nomes, encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) no último dia 16.

Durante o último ciclo olímpico, três jogadores do Internacional foram convocados para a Seleção Sub-23: o goleiro Jacsson, o atacante Vitinho e o meia Valdívia, que se recupera de lesão. Embora o vice-presidente do colorado, Carlos Pellegrini, tenha preferido não citar nomes, confirmou o interesse da CBF em contar com alguns de seus jogadores. Sobre a intenção de cedê-los à Seleção, Pellegrini não titubeou: ;Vamos liberar. Não seria justo com os atletas impedi-los de representar o país em um evento desse porte;.

Atualmente, o Internacional se encontra na vice-liderança do Brasileirão, com apenas dois pontos atrás do Palmeiras. ;Logicamente, o ideal seria que não houvesse jogos para que os clubes não sofressem prejuízo técnico, mas isso é reflexo do nosso calendário;, pondera o vice-presidente do Colorado. ;Temos de entender a importância da Seleção Brasileira na carreira dos jogadores. Enquanto clube, nós temos de estar preparados para competir da melhor forma sem contar com eles e torcer para que representem bem o Internacional;, completa.

Mistério

Ao contrário do que havia prometido, a CBF manteve os nomes dos 35 pré-convocados em segredo. A larga margem de segurança se deve a não obrigatoriedade de os clubes liberarem os atletas para as Olimpíadas, por não ser uma competição Fifa. Diante desta incerteza, Grêmio, Fluminense, Flamengo e Corinthians disseram que não iriam se pronunciar até que a convocação definitiva fosse divulgada.

;Independentemente de o Grêmio ter jogador convocado, acho que deveria parar o campeonato por ter uma deficiência técnica na competição, um desequilíbrio técnico. Apesar de o torneio olímpico não ser Fifa, seria prudente parar;, argumenta o vice-presidente de Futebol do Grêmio, Alberto Guerra.

O atacante Luan e o volante Walace, titulares absolutos do Grêmio, foram chamados para a pré-lista, mas o dirigente ainda não adiantou a posição do clube sobre as possíveis liberações. ;Não temos posição definida. O Grêmio aspira uma conquista nacional e entendemos que nesse ano temos, sim, chances de ganhar. Só que, justamente nesse ano, tem os Jogos Olímpicos;, lamenta.

Os times da Europa mostram-se mais reticentes na liberação de jogadores. Ao Correio, a Lazio indicou que a presença do meia Felipe Anderson está vetada. O Benfica bateu a porta e anunciou que não permitirá a participação do goleiro Ederson na Rio-2016. E a Roma argumentou que não pretende liberar o goleiro Alisson caso ele seja convocado enquanto não confirmar seu aproveitamento na equipe principal.

Pré-convocados

Dos 35 jogadores na pré-lista,
29 são conhecidos

Goleiros
Alisson (Roma)
Ederson (Benfica)
Fernando Prass (Palmeiras)
Jordi (Vasco)

Laterais
Douglas Santos (Atlético-MG)
Fabinho (Monaco)
João Pedro (Palmeiras)
Jorge (Flamengo)
Zeca (Santos)

Zagueiros
Luan (Vasco)
Marquinhos ( PSG)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)*
Wallace (Monaco)

Volantes
Casemiro (Real Madrid)*
Lucas Silva (Real Madrid)
Thiago Maia (Santos)
Walace (Grêmio)

Meias
Alisson (Cruzeiro)
Felipe Anderson (Lazio)
Gustavo Scarpa (Fluminense)
Rafinha (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)*
Willian (Chelsea)*

Atacantes
Douglas Costa (Bayern)*
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)
Neymar (Barcelona)*

*Atletas com mais de 23 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação