ONU critica o "abuso de dinheiro público"

ONU critica o "abuso de dinheiro público"

postado em 29/06/2016 00:00


Faltando pouco mais de um mês para os Jogos Olímpicos do Rio, a ONU fez um alerta para o uso abusivo de recursos públicos em megaeventos esportivos. A mensagem foi dada por Zeid Al Hussein, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, ao abrir um evento convocado pelo Brasil e outros governos para debater o papel da Olimpíada e da Copa do Mundo no desenvolvimento de diversos países.

;Grandes eventos esportivos têm sido frequentemente associados com sérias violações de padrões internacionais de trabalho e direitos humanos, se transformando em exemplos de alguns dos piores instintos humanos, ao lado dos melhores;, alertou Zeid, ontem, sem citar nomes e nem países.

Entre as áreas de ;preocupação;, Zeid deixou claro que um dos problemas é o ;abuso de recursos públicos;. Sem citar o Rio especificamente, ele ainda apontou para a expulsão de pessoas de suas casas para a construção das instalações olímpicas, além de restrição do direito ao protesto, exploração e mortes de trabalhadores e exploração sexual. ;Precisamos reverter essa situação;, defendeu. ;Grandes eventos esportivos podem ser polos de excelência de direitos humanos.;

Zeid ainda alertou que governos têm o ;dever de proteger direitos humanos;. Mas aponta que as entidades esportivas também possuem ;responsabilidades; para evitar que esses abusos ocorram. ;Elas precisam garantir que direitos humanos não sejam afetados por meio de suas atividades e lidados de forma apropriada, se algum dano ocorreu;, defendeu Zeid. O alerta sobre os riscos em eventos esportivos ocorre no momento em que, no Brasil, operações policiais apontam para suspeitas de corrupção em obras que fazem parte do projeto olímpico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação