Para crianças de 0 a 100 anos

Para crianças de 0 a 100 anos

Músicas clássicas de várias infâncias e faixas inéditas viram uma grande brincadeira nas mãos do músico Hamilton de Holanda e da Orquestra de Mato Grosso

postado em 15/10/2016 00:00
 (foto: Potássio Morais/ Divulgação)
(foto: Potássio Morais/ Divulgação)

Da canção tema do joguinho Super Mario, passando por trilhas da Arca de Nóe, de Vinicius de Moraes, até a faixa inédita Suíte da infância: o álbum Alegria, resultado da parceria entre Hamilton de Holanda e a Orquestra de Mato Grosso, promete encantar os pequeninos e, até, os avós. Esse é o 31; disco da carreira do mais famoso bandolinista do país, mas o primeiro para crianças.


; A orquestra é um organismo vivo e o mais completo que existe na música. Cada instrumento tem um som diferente, e as várias combinações deles dão infinitas possibilidades de criatividade. A orquestra pode tocar de tudo, e os coloridos diferentes de cada timbre fazem com que ela seja perfeita para fazer músicas para crianças, ressaltou o bandolinista Hamilton.


Ele conta que, durante o processo criativo do trabalho se inspirou no dia a dia da infância, nas músicas de que gostava quando era pequeno, nas canções que os pais dele cantavam e naquelas que inspirava os próprios filhos.


; Tentei lembrar daquela felicidade de ser criança. O primeiro movimento (de Suíte da infância) é o Corre-corre no parquinho, o segundo é Dorme com os anjos e o terceiro é Vida, alegria e esperança, diz.
Hamilton lembra que sempre gostou de música infantil e confessa que é até difícil escolher uma preferida entre aquelas que gravou.


; Eu gosto de todas e ainda tem outras, várias, que eu nem gravei e são muito boas. Mas, se é para escolher uma, eu diria Peixinhos do mar, que ficou uma versão muito legal mesmo, comenta.


Os ouvintes vão poder se encantar ainda com versões da música tema do filme A pantera cor-de-rosa e de clássicos nacionais, como A casa, Se essa rua fosse minha, O Pato e Sítio do Pica Pau Amarelo.


O álbum foi apresentado para o público antes mesmo de ser gravado em estúdio. Na plateia, adultos, crianças, e adolescentes vibraram e aprovaram o trabalho apresentado. Agora, além do CD à venda e disponível em vários serviços de streaming, a ideia dos músicos é que o trabalho seja apresentado em várias cidades brasileiras.


; A música não tem censura, é para qualquer idade. É um universo novo para mim, também sou um aprendiz nesse ramo da música. Então, quero muito mais desse trabalho. E, principalmente, desejo que as pessoas ouçam e sintam a energia positiva que colocamos nesse projeto, completa Hamilton.

Para ouvir e se encantar
As trilhas do Alegria são de uma delicadeza emocionante. Já na primeira faixa, A pantera
cor-de-rosa, é possível identificar que o trabalho vai muito além da nostalgia provocada nos adultos pelas músicas escolhidas. Confira a lista completa das faixas:

1. A pantera cor-de-rosa (Henri Mancini)
2. Super Mario Bros (Koji Kondo)
3. Os Flintstones (Hoyt Curtin)
4. Sítio do pica-pau amarelo (Gilberto Gil)
5. Medley ; Lullaby (J. Brahms)
6. Medley ; A casa, Se essa rua fosse minha, O pato e Peixinhos do mar (Vinicius de Moraes, Sérgio Endrigo, Sérgio Bardotti, Paulo Soledade, Toquinho e Domínio público)
7. Criançada reunida (Rogério Caetano)
Suíte da infância (Hamilton de Holanda):
8. Corre-corre no parquinho ; 1;. movimento
9. Dorme com os anjos ; 2;. movimento
10. Vida, alegria e esperança ; 3;. movimento


Quem é?
Hamilton de Holanda é um bandolinista de 40 anos que figura entre os melhores instrumentistas brasileiros. Ele nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou ainda criança para Brasília, onde morou até o começo dos anos 2000 e de onde despontou para a fama mundial. O músico foi indicado diversas vezes ao Grammy Latino (o Oscar da música). Em 2015, por exemplo, venceu a categoria Melhor Canção Brasileira do prêmio, ao lado de Diogo Nogueira e Marcos Portinari, pela álbum Bossa negra.


O bandolim, instrumento tocado pelo artista, surgiu na Itália lá pelo século 16 como uma evolução da família do alaúde. Ele tem formato de pera e quatro ou cinco conjuntos de cordas duplas, que são afinadas de forma semelhante à de um violino. No Brasil, o bandolim é muito utilizado para a execução de choros, com o cavaquinho, a flauta e o violão.O de Hamilton tem 10 cordas e foi criado pelo instrumentista.

Orquestra de Mato Grosso
A Orquestra de Mato Grosso é relativamente jovem se comparada a outras brasileiras. Ela foi criada em 2005, mas se insere entre as mais importantes do país. É conduzida pelo maestro Leandro Carvalho. Uma das principais inovações implantadas pelo grupo foi combinar instrumentos da cultura popular mato-grossense ; como a viola de cocho, o mocho, o ganzá ; com os instrumentos tradicionais de concerto. Em 11 temporadas, apresentou 97 repertórios diferentes, entre clássicos e peças criadas especialmente para a orquestra.

Ouça
O álbum completo está disponível em três plataformas digitais: iTunes, Deezer e Spotify. Os preços variam conforme a plataforma. A mídia física pode ser comprada em lojas de música ou livrarias pelo preço médio de
R$ 29,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação