Autoestima positiva

Autoestima positiva

postado em 15/10/2016 00:00
Aprender arte é imprescindível na educação escolar porque as modalidades artísticas são parte do patrimônio cultural, das práticas sociais e promovem o desejo de aprender e a autoestima positiva. A interação cultural se destaca na formação cognitiva, perceptiva e sensível dos alunos.

Além disso, por intermédio da arte, ocorre a expressão da subjetividade como forma de desenvolvimento integral a partir do conhecimento de si, do outro e do mundo. A autoestima que interessa à escola é proveniente do domínio do saber aprender e das aprendizagens alcançadas, o que resulta na construção da identidade dos estudantes. Assim, os alunos podem acreditar neles mesmos como seres capazes de aprender, com domínio de conteúdos que expandem a possibilidade de novas aprendizagens, e de participação cultural e social na escola e fora dela.

Arte também faz sentido na escola contemporânea porque fomenta a construção da imagem positiva do aprendiz quando ele protagoniza sua visão de mundo por intermédio de suas criações, quando atribui significado à produção cultural de artistas e colegas, quando comunica, expressa e compartilha ideias, sentimentos e percepções.

Em arte, os alunos experimentam trocas simbólicas com suporte nas linguagens artísticas, afirmando sua subjetividade e seu pertencimento a uma coletividade mais ampla, que transcende os muros da escola. Tal base ajuda a ler um texto criticamente, a resolver problemas, a apreciar arte atribuindo significados e deixando-se afetar pelas criações de modo cultivado, ou seja, informado pelas culturas. Arte é importante na escola porque um sujeito criativo e informado, que faz e frui arte com autoria, pode mobilizar formas de pensar e estar no mundo, exercendo sua subjetividade com liberdade e crítica.



Rosa Iavelberg é professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

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