Use bem o dinheiro

Use bem o dinheiro

postado em 04/12/2016 00:00


As pessoas que tiverem a chance de receber um dinheiro extra no fim de ano precisam pensar também na melhor forma possível de utilizá-lo. Para quem não conseguiu cumprir com todas as obrigações financeiras durante o ano e quer terminar 2016 no azul, o recomendado é separar parte do que receber para quitar as pendências. É aconselhável dar prioridade às dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, que são as que crescem mais rapidamente se não forem pagas no vencimento.

;Se a família está com as contas em dia e já possui uma boa reserva para emergências, é possível usar parte do dinheiro recebido para agilizar o alcance de algum objetivo, como uma viagem, ou as férias da família;, sugere o educador financeiro Rafael Seabra, autor do livro Quero ficar rico.

Realizar sonhos e projetos é um dos principais motivos dos brasileiros para buscar uma renda extra. A estudante de fisioterapia Maísa Miranda, 26 anos, está procurando estágio, por meio de sites especializados, indicação de amigos e agências de trabalho, na área em que pretende atuar profissionalmente. ; Eu recebo pensão, mas não dá para contar só com isso. Qualquer coisa que aparecer está ótimo, é lucro. Quem sabe o temporário não se torna um contrato fixo;, diz ela.

Em anos anteriores, Maísa trabalhou no fim de ano para formar uma reserva financeira. Agora, porém, o motivo é especial: o casamento. Mas, por questões religiosas, ela não pode trabalhar aos sábados, o que diminui as chances de conseguir uma vaga, já que a concentração de ofertas de emprego é no comércio, o que significaria dar expediente em fins de semana.

Opções

Além de investir em projetos, é possível fazer o dinheiro render e construir uma poupança para ser usada em momentos de dificuldade. Especialistas sempre aconselham o trabalhador a separar parte do valor ganho para investir em aplicações financeiras. As opções são muitas, como fundos de investimento, certificados de depósito bancário (CDBs) e títulos públicos no Tesouro Direto.

Adriano Severo, educador financeiro, lembra ainda que o trabalho temporário pode ser uma ótima alternativa para pagar antecipadamente os gastos previstos de 2017, como IPVA e IPTU. ;Quem conseguir poderá aproveitar os descontos do pagamento antecipado. É fundamental a pessoa planejar o orçamento de forma a fazer o dinheiro render mais, separando uma parte para aplicações e contas a vencer;, destaca Severo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação