ARI CUNHA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

com Circe Cunha / circecunha.df@dabr.com.br aricunha@dabr.com.br
postado em 04/12/2016 00:00
Mobilidade urbana

No caso do Plano Piloto, somente a crise financeira pode explicar por que ainda não foi implantado um transporte leve sobre trilhos, percorrendo toda a extensão Sul e Norte, com ramificações pelas L2 e W3. Enquanto a solução definitiva, que outros países já conhecem há quase um século, não vem, as vans piratas e toda uma modalidade terceiromundista de transportes voltam a ocupar, de modo extensivo e permanente, as lacunas deixadas pelo poder público. Obviamente, essa é uma modalidade danosa para todos os que precisam se deslocar por longas distâncias.

Além de caros, os transportes clandestinos colocam diariamente em risco a vida de passageiros e demais motoristas. Nas cidades do Entorno, esse tipo de transporte já é maioria presente nas ruas, principalmente nas horas de pico e durante as constantes greves no sistema público.

Na verdade, o transporte pirata das vans nunca deixou de existir. Houve uma retração, durante um curto espaço de tempo, mas sempre atuou, principalmente nas áreas mais carentes. Quem precisa, submete-se, e, na falta de algo melhor à mão, até aprova o serviço. Também as paradas de ônibus, muitas ainda improvisadas, carecem há anos de uma repaginação completa para adequá-las ao novo volume de passageiros, que cresce a cada dia.

; A frase que não foi pronunciada


"Se a gestão brasileira administrar o deserto do Saara, em 5 anos faltará areia"
Milton Friedman, no Liberzone


Pauteiro
; Se quiser falar de uma notícia diferente, observe os shoppings. Eles obrigam as lojas a abrir em horários que fogem às regras celetistas, onerando em demasia a folha de pagamento do empresário e sacrificando os trabalhadores. Nem o sindicato dos trabalhadores impede a prática. Quando avocarem a crise, daí a resignação do lado mais fraco da corda interrompe o assunto.

;;;

Quimera periclinal
; UnB 703. Esse é um tipo de mandioca desenvolvido pela Universidade de Brasília que pesa 20 quilos. O professor Nagib Nassar nos mostrou a foto, cheio de orgulho.

;;;

Novos nomes

; Senado aprova Luiz Felipe Mendonça para a missão do Vaticano, Maria Laura da Rocha para a embaixada do Brasil na Hungria e Luís Cláudio Villafañe para a Nicarágua.

;;;

Jovens senadores
; Em 16 de junho, seria aniversário de Ariano Suassuna. A meninada que participa do programa Jovem Senador sugere à instituição a data como Dia Nacional de Combate ao Preconceito. O grupo propõe que esse tipo de crime seja inafiançável.

;;;

Salmo 91

; Era pequeno, quando acompanhava a mãe, Débora Arruda Penha Soares, durante os ensaios do Coro Sinfônico da UnB. Hoje, Artur Soares é compositor de alta estirpe. O certo é que os coralistas estão se empenhando ao máximo para seguir as notas da brilhante composição.

;;;


Vale
; Espetáculo urgente no CCBB. Dois minutos para passar toda uma vida. De quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às19h, até 11 de dezembro.

; História de Brasília
O espírito guanabarino conta que um psicanalista inglês examinou o sr. Jânio Quadros durante várias horas. Depois veio o laudo: o paciente está completamente são. Mandem-me, agora, os seis milhões de eleitores brasileiros... (Publicado em 19/9/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação