Cabeça-inchada

Cabeça-inchada

Por Márcio Cotrim
postado em 04/12/2016 00:00

Popularmente, a pessoa com cabeça-inchada é aquela que está com a cabeça cheia de problemas, sofrendo pela perda de um grande amor, mas também por uma derrota de seu time de futebol. Imagine como cresceu a cabeça de um torcedor do Mangueira depois de ser estraçalhado pelo Botafogo, num jogo dos anos 1920, por 24x0!

A propósito, recordemos os divertidos versos de Luiz Gonzaga em sua composição ;Cabeça-inchada;: ;Eu tou doente, morena / doente eu tou, morena / cabeça inchada, morena / dói, dói, dói! / Ai morena / moreninha meu amor / você diz que me namora, morena / mentira, morena / agora morena, namora não / Ai morena / moreninha meu amor / você diz que por mim chora morena / mentira, morena / não chora não;. . .

DEPUTADO ; Tem seu berço no latim deputatu, alguém enviado a determinada missão. Deputare significou inicialmente podar, separar, e, por fim, o sentido que hoje tem de indivíduo que trata de interesses alheios. O vocábulo tem seu primeiro registro efetivo no século 14 e sua origem assenta-se no verbo deputar, do qual é particípio passado com o sentido de enviar alguém em missão ou comissão, na qualidade de verdadeiro representante. Por isso é que, tecnicamente, em sentido jurídico, diz-se deputado ;de toda pessoa que recebe a incumbência ou um mandato de participar de uma assembleia ou corporação, como representante ou delegado daqueles que o escolheram;. São os membros do poder legislativo aqueles a quem incumbe fazer as leis. Montesquieu, em sua época, foi quem criou a divisão dos poderes de uma nação: o executivo, que executa; o judiciário, que julga e, finalmente, o legislativo, que faz as leis, promovendo o equilíbrio entre os poderes, evitando disputas entre si. Só que, em países menos estruturados juridicamente, essa situação às vezes descamba para golpes de Estado, pronunciamentos militares e manifestações heterodoxas, ai do povo. . .

HABEMUS PAPAM! ;
Informação transmitida solenemente aos fiéis reunidos na praça de São Pedro logo após a chaminé do Palácio Vaticano revelar que os cardeais, reunidos em concílio acabavam de escolher um novo pontífice para a Igreja Católica Apostólica Romana. Uma grande alegria se disseminou urbi et orbe ; quer dizer, à cidade e ao mundo.

PAI D;ÉGUA ;
Expressão popular muito conhecida no norte do Brasil, sobretudo no Pará. Designa qualquer coisa espetacular, fenomenal, fora de série. Exprime situações exclamativas e também quando adjetivamos um evento ou objeto, também podendo conter um contexto de ironia ou malícia. É, enfim, a denominação dada a uma pessoa porreta, boa, bacana, legal. Seu berço vem do final do século 19. Os agricultores do interior do estado utilizavam éguas para carregar os produtos da lavoura e o animal não devia ser arisco, e sim manso, melhor adaptado ao trabalho. Com o tempo, a expressão estendeu-se Brasil afora como maiúsculo sinônimo de tudo aquilo que traduz. William Blanco Abrunhosa Trindade, nascido em Belém no ano de 1924 e famoso como Billy Blanco, é uma das figuras que se esmera em divulgar algumas composições que explicam, em versos e melodias, o significado do termo tão popularizado no cancioneiro pátrio. Ele próprio é considerado um verdadeiro pai d;égua, aplaudido por exigentes plateias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação