Importância da ciência

Importância da ciência

postado em 10/12/2016 00:00

Restabelecida a política fiscal em que o poder público não poderá gastar mais do que arrecada, totalmente negligenciada nos últimos anos e fundamental para a volta da normalidade socioeconômica, o governo federal terá de priorizar as áreas em que o corte de investimentos não poderá acontecer, caso da ciência e tecnologia. Escolher prioridades é dever primeiro dos governos, e o Palácio do Planalto já deu demonstrações de que não haverá redução nos recursos destinados à saúde e à educação, setores sensíveis que não podem ser atingidos pelo ajuste fiscal.


O governo federal terá de fazer difíceis escolhas, pois todos os setores da sociedade se consideram prioritários, mas com certeza alguns são mais importantes do que outros para o desenvolvimento nacional. Não pode haver diminuição linear nos gastos. Projetos estratégicos não devem ser interrompidos, como acontece na área da saúde e da educação. Um dos setores que também não admite a supressão dos investimentos é a ciência e tecnologia, sob pena de comprometimento do desenvolvimento do país.


Hoje, mais do que nunca, ciência e tecnologia têm um impacto inquestionável na vida do ser humano. Foi no século 20 que inúmeras enfermidades foram debeladas, a eletricidade se espalhou por todo o globo, a telefonia alcançou os mais distantes rincões, e o rádio, a televisão e, mais recentemente, a internet atingiram todos os pontos do planeta. Ciência e tecnologia estão cada vez mais enraizadas no cotidiano da humanidade e a informática operou verdadeira revolução nos costumes.


Não se pode negar esta realidade e os governantes têm de entender que o progresso do setor é um processo linear que precisa ser alimentado o tempo todo, não podendo sofrer interrupções com o corte de investimentos. Como disse em recente artigo o professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, José Goldemberg, ;é a exigência contínua que distingue ciência e tecnologia de outros setores. Seus resultados podem ser fundamentais na eliminação de doenças ou no aumento da produtividade econômica;.


A área é avessa ao imediatismo, com resultados aparecendo a longo prazo, e sua importância pode ser mensurada pela valorização que países, como Estados Unidos, Inglaterra e Rússia, dão a ela. No primeiro, o assessor do presidente tem seu escritório na sede do governo (Casa Branca); na Inglaterra, todos os ministérios têm um cientista chefe: e na Rússia, o próprio ditador Josef Stalin reabilitou cientistas dissidentes para colaborar com o esforço de guerra no conflito mundial de 1939 a 1945. Imediatamente, após a aprovação do projeto do corte dos gastos públicos, o Palácio do Planalto deve considerar que dentro da estratégia de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia devem se fazer presentes integralmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação