Tubo de ensaio

Tubo de ensaio

postado em 10/12/2016 00:00
 (foto: Coordenação de Comunicação Social da AEB/Divulgação
)
(foto: Coordenação de Comunicação Social da AEB/Divulgação )
Segunda-feira, 5
Padrão amplificado nos polos
Logo após o último período glacial da Terra, há 20 mil anos, a Antártida registrou entre duas e três vezes mais aumento de temperatura que o restante do mundo, segundo estudo da Universidade da Califórnia em Bekerley. Enquanto o continente gelado ficou 11;C mais quente, o resto do globo teve aumento médio de 4;C. De acordo com os autores do trabalho, isso destaca que os polos, tanto Norte quanto Sul, amplificam os efeitos das mudanças climáticas, seja aquecimento ou resfriamento.

Terça-feira, 6
Matéria irregular
A matéria escura, substância misteriosa que os cientistas acreditam representar um quarto do nosso universo, é menos densa e está distribuída de maneira mais uniforme do que se pensava, revelou estudo que pode desafiar alguns princípios da física. O trabalho examinou como a luz de galáxias distantes é encurvada por meio da influência gravitacional da matéria e constatou um padrão de uniformidade que não condiz com descobertas anteriores feitas pelo satélite Plank, da Agência Espacial Europeia. ;Tal divergência significa que os astrônomos talvez tenham que reformular a sua compreensão de alguns aspectos fundamentais do desenvolvimento do universo;, disse, em comunicado, o Observatório Europeu do Sul. Em vez da única constante cosmológica sugerida por Albert Einstein, poderia haver várias formas diferentes de energia escura.


Quarta-feira, 7
Lançado foguete brasileiro
O foguete espacial VSB-30 (foto), carregado com oito experimentos científicos e tecnológicos brasileiros, foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O voo suborbital permite que pesquisadores realizem estudos em ambiente de queda livre, sem rotações e acelerações, acima de 100km /h, em condições específicas que caracterizam o ambiente de microgravidade. Na carga do VSB-30, foram alojados um teste de dispositivos para o controle térmico de equipamentos eletrônicos no espaço e em terra; um experimento de efeitos na microgravidade sobre o DNA da cana-de-açúcar; um teste de solidificação de ligas eutéticas em microgravidade; um GPS (Sistema de Posicionamento Global) para aplicações em veículos espaciais de alta dinâmica e desenvolvimento do sensor mecânico acelerométrico. Desde 2014, esse é o terceiro lançamento do VSB-30 carregando experimentos selecionados pelo Programa Microgravidade.


Quinta-feira, 8
Abelhas contra o Alzheimer
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, tentam entender a fundo o funcionamento do cérebro de abelhas, em busca de soluções para tratar o Alzheimer. Em experimentos com os insetos, eles interferiram na metilação do DNA, um mecanismo molecular que regula a especificidade da memória e a reaprendizagem, por meio de alterações ambientais, o contato com açúcar com e sem cheiro. A equipe percebeu que a combinação dos dois estímulos, doce e cheiro, aumentou o processo de metilação do DNA das abelhas e aposta que esse pode ser um caminho de intervenção contra a doença neurodegenerativa em humanos. Apesar de ter um cérebro simples, a abelha forma memórias complexas, que, segundo os pesquisadores, são muito semelhantes ao que ocorre dentro da cabeça humana.


Sexta-feira, 9
Quase falantes
Os macacos possuem anatomia vocal para produzir um discurso inteligível, mas não têm circuitos cerebrais para possibilitar que falem. A descoberta foi publicada na revista Science Advances. Os cientistas da Universidade de Viena usaram uma tecnologia de raios X para ver a boca e a garganta dos macacos quando eles vocalizavam, comiam e faziam expressões faciais (foto). Os dados foram jogados em um modelo computacional do trato vocal dos primatas, que mostrou a capacidade dos macacos de produzir diferentes sons, suficientes para formar milhares de palavras distintas. A descoberta sugere que a base do discurso humano foi construída no cérebro e não tem relação com as diferenças anatômicas entre homens e demais primatas.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação