Pequenos exploradores

Pequenos exploradores

postado em 10/12/2016 00:00
 (foto: McLeod/Divulgação)
(foto: McLeod/Divulgação)

Papel reciclável
Estamos na era digital, mas o mundo ainda usa toneladas e toneladas de papel, material que acaba se acumulando nos lixões e centros de reciclagem. Mas isso poderá mudar. Cientistas americanos desenvolveram um papel de baixo custo que não agride o meio ambiente, capaz de ser escrito e reescrito inúmeras vezes. Ele é feito de óxido de tungstênio e de um plástico comum usado na indústria. Depois de usado, basta expor o papel às condições ambientais comuns que, em dois dias, ele estará pronto para ser usado novamente. Só no 40; uso é que ele começa a se estragar.

Berçário de estrelas
O supertelescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul, fez essa espetacular imagem da nebulosa Carina, repleta de nuvens de poeira e gás, onde novas estrelas estão em constante formação. Esse berçário estelar fica a 7,5 mil anos-luz de distância da Terra. Para formar a foto, o telescópio criou milhares de imagens ao mesmo tempo, cada uma com um diferente comprimento de onda óptica.

Ligadas no som
Apesar de não terem ouvido, as aranhas saltadoras (foto) podem perceber o som no ar. A família desse tipo de aranha inclui 5,8 mil espécies ; 13% de todos os aracnídeos. Os cientistas pensavam que essas aranhas eram surdas e que só percebiam o mundo por meio da visão e das vibrações. Porém, um novo experimento mostrou que elas têm estruturas cerebrais capazes de detectar sons entre 80-380 hertz a 65 decibéis (o burburinho de um restaurante, por exemplo), a distância de 5m ou mais. Não se sabe como elas fazem isso: provavelmente, capturam o som por meio de pelos que recobrem as pernas.

Elefantes mal contados
Os métodos de contagem de elefantes na vida selvagem podem não estar conseguindo detectar o número correto de animais, alertou um estudo da organização Elefantes sem Fronteira. Para os pesquisadores, é possível que a quantidade de elefantes que habitam as savanas africanas seja maior do que os atuais censos projetam. Apesar de parecer uma boa notícia, eles destacaram que, para desenvolver ações de proteção e conservação, é preciso saber o número exato desses grandes mamíferos.

TESTE
1 ; O que são nebulosas?
a) Nuvens onde estrelas se formam
b) Planetas fora do Sistema Solar
c) Estrelas da Via Láctea

2 ; Qual destes é um habitat
natural dos elefantes?
a) Zoológicos
b) Savanas
c) Florestas tropicais

3 ; Verdadeiro ou falso: Toda aranha
é venenosa.
a) V
b) F

Respostas:
1)a ; 2)b ; 3)b

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação