Arte e cultura a céu aberto

Arte e cultura a céu aberto

postado em 14/12/2016 00:00
 (foto: Alfredo Duraes/EM/D.A Press)
(foto: Alfredo Duraes/EM/D.A Press)




Por vários cantos de Medellín é possível respirar arte, cultura, esporte e boa gastronomia. A cidade tem uma vasta gama de parques, bibliotecas, museus e espaços públicos com acervo cultural e ambiental riquíssimos, onde são realizados eventos culturais. Comece pelo Centro Histórico. Seguindo pela linha A do metrô, a primeira parada deve ser na estação Parque Berrío, a poucos metros da Plaza Botero. O lugar abriga 23 peças do Fernando Botero, nascido no departamento de Antioquia e criador das esculturas gigantes de bronze e de formas ;volumosas;, como ele próprio já as definiu, e é um verdadeiro museu a céu aberto. Entre os destaques estão as obras A mão, Homem e cavalo e Eva. Bem em frente à praça, outro acervo do artista: o Museu de Antioquia, que guarda ainda peças do artista Pedro Nel Gómez, também considerado uma lenda local.

O roteiro turístico de Medellín inclui ainda uma visita ao Pueblito Paisa, réplica de um povoado típico antioquenho localizado no Cerro Nutibara, o maior parque natural em perímetro urbano de Medellín. O contorno da pequena praça do Pueblito Paisa é decorado com os edifícios tradicionais da cidade, como a igreja, a farmácia, a escola e a prefeitura. No sentido norte da cidade estão o Parque de Los Deseos, o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe e o Parque Explora, um complexo gigantesco que abriga atrações interativas, espaço ciência, museu, aquário, planetário, entre outras atrações.

Já nos arredores da cidade é possível praticar esporte de aventura, com muita adrenalina e pura diversão. Com tempo disponível, o turista pode conhecer o Parque Arví, reserva natural que abriga cachoeiras, córregos, trilhas, espaços para piqueniques e infraestrutura de arvorismo. O percurso até lá é feito de metrocable e proporciona uma bela vista panorâmica da cidade.

Na gastronomia, destaque para as comidas típicas, com forte inspiração nos indígenas. O prato mais conhecido é a bandeja paisa, um gigantesco prato feito que leva arroz, feijão, linguiça, chouriço, tomate, ovos e abacate. Vale ainda conhecer a noite em Medellín, agitada pelos ritmos latinos em casas noturnas do Parque Lheras, um dos bairros mais famosos da cidade, também conhecido por suas butiques e lojas de artesanato único.



Visite
Plaza Botero
Museu de Antioquia
Parque Arvi
Parque Explora
Jardim Botânico de Medellín
Planetário de Medellín
Pueblito Paisa
Parque Lleras





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação