Circo desaba no Plano

Circo desaba no Plano

Um funcionário que fazia a limpeza do local morreu, atingido por uma das barras de sustentação. Horas antes, um grupo de crianças havia estado no local, que não tinha alvará

Júlia Campos Especial para o Correio Jéssica Eufrásio*
postado em 28/03/2017 00:00
 (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Um jovem de 17 anos morreu na tarde de ontem, após ser atingido por uma barra de ferro que despencou da estrutura do Circo Khronos. O acidente ocorreu por volta das 17h30, em decorrência da ventania e da forte chuva que atingiram a Asa Norte no fim da tarde. O circo, que estava montado no estacionamento de um shopping, ainda não estava com a montagem da armação concluída e, por isso, não possuía o alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Horas antes do desmoronamento, porém, um grupo de crianças chegou a assistir a um espetáculo no local. Ontem, foi o Dia Internacional do Circo.
Uma das barras que sustentava a estrutura do local despencou sobre Weyde Bispo da Costa e, devido à pancada, o adolescente caiu e teve uma parada cardiorrespiratória. Os bombeiros tentaram reanimá-lo durante 40 minutos, mas a vítima não resistiu. Os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) suspeitam que a morte tenha sido causada por um trauma no pescoço.
Weyne teria saído de Anápolis (GO) e estava em processo de contratação pela empresa. Segundo o major Lourival Correia, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), nem o órgão nem a Defesa Civil autorizaram as visitas ao local. Mesmo assim, o circo teria realizado alguns espetáculos, abertos apenas para pequenos grupos de escolas e organizações não governamentais (ONGs).
Na tarde do acidente, o filho de 6 anos da terapeuta ocupacional Gianna Vasconcelos chegou a assistir ao espetáculo Adoletá, apresentado no Circo Khronos. Segundo a mãe, o passeio da criança estava marcado pela escola havia uma semana. ;Quando fui deixar meus filhos no colégio, eles estavam prestes a sair. E o meu filho assistiu à apresentação. Ele contou o que viu, falou das músicas do espetáculo;, afirmou. A caçula de Gianna, de 4 anos, também estava com um passeio agendado para hoje. Até o momento da entrevista, a mãe não havia sido contatada pela instituição de ensino sobre o ocorrido. Outras escolas particulares também levariam os alunos para o circo hoje.

Sem alvará
A Defesa Civil esteve no local, na tarde de ontem, e não autorizou o funcionamento. O órgão retornaria ao local ainda nesta semana para realizar uma nova avaliação. Duas pessoas estavam sob a lona durante o acidente, mas só Weyne foi atingido. ;Qualquer outra pessoa que estivesse nessa estrutura poderia ser uma potencial vítima;, informou o major Lourival Correia. Ainda segundo ele, pouca coisa sobrou da estrutura e três perícias ainda serão realizadas. ;Serão averiguados a causa da morte, a razão do acidente e o material que ficou, para sabermos se ele pode ser reutilizado para remontagem da estrutura;, disse.
O auxiliar de gerência do circo, Geraldo Santos, considerou o incidente uma fatalidade. Segundo ele, a ventania estava forte e tudo aconteceu muito rápido. ;O circo estava em fase de montagem. Deveria ficar pronto na quarta ou na quinta-feira para, de fato, estrear na sexta. A chuva pegou a gente de surpresa;, contou. Depois da avaliação da Polícia Civil, Geraldo Santos seguiu para a delegacia para prestar depoimento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos de até 28km/h por volta de 18h na estação, cuja sede fica no Setor Sudoeste. De acordo com o instituto, é possível que a instabilidade tenha causado chuvas na região da Asa Norte.
A assessoria do shopping informou que, antes de alugar o espaço do estacionamento, a empresa sempre exige a documentação obrigatória emitida pelos órgãos competentes.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação