Relação complicada

Relação complicada

postado em 01/04/2017 00:00
 (foto: WhatsApp/Reprodução
)
(foto: WhatsApp/Reprodução )

Além dos riscos, outro perigo ronda os ciclistas: o conflito com os motoristas. Quem pedala acusa os condutores de passar rente à bicicleta e até jogar o veículo contra o atleta. Foi o que aconteceu com o psicólogo Rodrigo Duarte, 45 anos. Ele seguia com amigos pelo Lago Sul, quando o condutor de um ônibus cortou parte do grupo, derrubando alguns ciclistas na calçada.

Rodrigo conta que, antes de cair, o motorista apontava o dedo em direção à ciclofaixa, mandando o grupo pedalar nela. ;A gente não está na via para disputar espaço com os veículos. A bicicleta deve ser integrada ao trânsito. A ciclofaixa do Lago Sul é interrompida a cada entrada de quadra. O atleta não consegue usar;, afirma.

O comerciante João Pedro (nome fictício), 45, admite que se irrita com ciclistas. ;Se tem a ciclofaixa, vai andar no meio da rua para quê? E quando você passa e diz para ele pedalar na ciclovia, alguns ainda te xingam. É para a segurança deles ou não?;

O coordenador financeiro da ONG Rodas da Paz, Bruno Leite, reconhece que a convivência no trânsito ;não está das melhores;. ;As vias largas e a alta velocidade aumentam o risco. A estrutura cicloviária tem muitas interrupções e não há como o ciclista não usar as vias nos seus deslocamentos;, relata.

Diretor-geral doDetran, Silvain Fonseca prepara campanha educativa para ciclistas e motoristas. ;Há muitos casos de falta de atenção do ciclista, mas o motorista tem responsabilidade maior por ter passado por curso de formação;, ressalta.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação