Papa recusa convite do Brasil

Papa recusa convite do Brasil

postado em 19/04/2017 00:00
 (foto: Hector Guerrero/AFP - 16/2/16
)
(foto: Hector Guerrero/AFP - 16/2/16 )


O papa Francisco recusou oficialmente, nesta semana, o convite do presidente Michel Temer para que o pontífice viesse ao Brasil participar das comemorações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Na carta enviada ao presidente, o papa diz que não poderá comparecer ao país devido a outros compromissos e cita a crise brasileira, a qual aponta ter raízes ;sócio-político-econômicas;, e diz ter receio de que os pobres acabem prejudicados por soluções fáceis.

Os relatos contidos na carta foram antecipados ontem pelo blog do Camarotti, no portal G1. Segundo trechos, Francisco não se posicionou politicamente em relação à crise no Brasil, mas teria feito uma reflexão: ;Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira.; O papa disse ainda que coloca o Brasil em suas orações.

O Palácio do Planalto esclareceu que Dilma também havia feito o convite ao papa. E que o presidente reiterou o convite. ;Em 2016, o presidente Temer enviou uma longa correspondência ao papa contando sobre o momento brasileiro e reiterou que ele seria muito bem-vindo ao país, tanto nas comemorações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida quanto a qualquer momento, já que os brasileiros estariam de braços abertos para recebê-lo;, disse, por meio de nota. Apesar da resposta oficial só ter ocorrido nesta semana, segundo o Planalto, em outubro do ano passado, o vice-presidente da Conferação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger, já havia afirmado que o papa não viria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação