Aventura entre as montanhas

Aventura entre as montanhas

Modalidade criada nos Estados Unidos, o mountain biking ganhou o mundo rapidamente. Para praticar, é preciso ter sede de aventura e coragem para enfrentar os obstáculos do caminho

» IANA CARAMORI Especial para o Correio
postado em 19/04/2017 00:00
 (foto: Iron Biker Brasil/Reprodução)
(foto: Iron Biker Brasil/Reprodução)


Na década de 70, um grupo de ciclistas norte-americanos decidiu mudar um pouco as regras e se aventurar em cima de suas bicicletas. Da ânsia em experimentar algo novo nascia o mountain biking (MTB), que troca o asfalto por trilhas desafiadoras, cheias de obstáculos.

A mudança de terreno veio acompanhada de mudanças na bicicleta, que precisou passar por adaptações para aguentar a aventura. Na mountain bike, os pneus são mais largos que os usados no asfalto e os freios, mais potentes. Assim como os materiais da bicicleta, os amortecedores ; tanto dianteiros quanto traseiros ; também tiveram que se tornar mais resistentes, já que o impacto é maior. No mais, o peso do meio de transporte tende a se manter.

A modalidade foi ganhando espaço e logo conquistou adeptos em todo o mundo, como no Brasil. O MTB chegou ao território brasileiro no fim da década de 80 ; sendo mais praticado em estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, o mountain biking já faz parte das vidas de muitos brasileiros, que contam com um bom calendários de provas. Uma das principais competições da modalidade é o Iron Biker Brasil, criado em 1993, com o nome Desafio das Montanhas. A prova ocorre em Mariana, Minas Gerais, e traz muitos desafios para os participantes. Mais informações: www.ironbiker.com.br.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação