Brasília-DF

Brasília-DF

por Denise Rothenburg » deniserothenburg.df@dabr.com.br
postado em 30/04/2017 00:00




Das ;beiradas; ao coração do poder



Os mandados de busca e apreensão da última sexta-feira, que atingiram em especial assessores e ex-assessores de peemedebistas ilustres, representaram para os políticos a prova de que tudo o que está posto nas delações da Lava-Jato e seus desdobramentos está sob investigação e que Edson Fachin não pretende aliviar a vida de ninguém. E, politicamente, quanto mais as apurações caminham, mais tenso fica o ambiente. E quanto mais tenso o ambiente, mais oposicionista fica o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

; ; ;

Por mais que o presidente Michel Temer e seus ministros ponderem junto a Renan que a forma de o partido sobreviver para 2018 é promovendo as reformas que dêem fôlego à economia, o senador alagoano considera que só salvará a si próprio e ao filho se estiver com o discurso semelhante ao de Lula, que continua em alta no Nordeste. Falta convencer o eleitor, hoje mais preocupado com emprego e economia, do que com a eleição de 2018.


À la mensalão


Com a perspectiva de delação do ex-ministro Antônio Palocci à porta, a cúpula petista quebra a cabeça para a montagem de uma narrativa que coloque o ;italiano; como autor de malfeitos em carreira solo, sem a menor participação ou conhecimento do ex-presidente. A estratégia repete o mesmo tom adotado no período do mensalão, época em que José Dirceu foi condenado porque a Justiça considerou que tudo se passava com o conhecimento do ex-ministro da Casa Cilvil.

Depois da Petrobras;

O secretário da Intersindical Furnas, Felipe Ferreira Araújo, enviou uma carta à diretoria de administração da empresa pedindo o afastamento imediato de todos os diretores citados em delações relacionadas à Lava-Jato e seus desdobramentos. Pede ainda a reabertura de todas as comissões de sindicância e novas investigações internas. Tudo para ;corresponder aos anseios daqueles funcionários e colaboradores de Furnas que trabalham com honestidade e esperam a adoção de políticas firmes de gestão de risco, e para demonstrar o compromisso da empresa com medidas anti-corrupção;. A empresa ainda não deu resposta.

Fale com Temer I

A estrutura da secretaria-geral da Presidência da República trouxe uma novidade: a ouvidoria como parte da secretaria de Controle Interno. Até aqui, o Planalto não tinha essa função definida. Os cidadãos tinham acesso ao Planalto via cartas ou mensagens que seguiam direto para o gabinete presidencial.

Fale com Temer II

A partir de agora, a Ciset terá como atribuição desenvolver ações de prevenção, ouvidoria, e de auditoria, possibilitando maior controle, melhoria na gestão e combate à corrupção. Esse setor estará a cargo de Edson Leonardo Teles, da CGU.

Lava Jato em debate/
Peritos e Delegados da Polícia Federal participarão do Congresso Internacional da Academia Brasileira de Ciência Forense, de 23 a 25 de maio, em Brasília. O evento é aberto ao público, que poderá assistir a debates sobre os 3 tipos de perícia que ajudam na Lava-Jato (perícia informática, contábil e de engenharia).

SCI sem FI/
Os peritos falarão também sobre o trabalho da PF em outros casos, como a tragédia de Mariana e o acidente de avião que matou o
ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Os expositores falam com propriedade porque trabalharam diretamente nos casos.



Dois gumes/
O governo está entre a cruz e a espada no PSB. Se afasta o deputado Fernando Filho (PSB-PE) (foto) do Ministério de Minas e Energia definitivamente, perde de vez o partido. Se o mantiver, estimulará outras bancadas a liberar seus deputados na hora de votar a reforma da Previdência.

E os chaveiros se deram bem/
Lojistas de Taguatinga que pretendiam trabalhar normalmente na sexta-feira tiveram uma surpresa. Muitos cadeados das lojas foram lacrado pelos sindicalistas com um pingo de solda. Quem insistiu em abrir precisou recorrer a um chaveiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação