>> Sr. Redator

>> Sr. Redator

postado em 30/04/2017 00:00

FHC

É cativante a sapiência de FHC (28/4, págs. 2 e 3). O ex-presidente nos brindou com novas, modernas e exclusivas lições de política, sociologia, filosofia, previdência, educação e política externa. Ao anunciar ao planeta que ;Lula não é imbatível;, FHC mostra disposição para entrar na fila da disputa presidencial em 2018. Haveremos de ver, então, nessa linha, a imperdível rinha entre o rodo e o esfarrapado. Ingressos quase esgotados. Oremos.
; Vicente Limongi Netto,
Lago Norte

Ferroviários

Em 30 de abril de 1854, dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina fizeram no Brasil a primeira viagem sobre trilhos. Era a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, apenas 14km. Um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que, em virtude desse feito, recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá. Já se passaram 163 anos do dia daquela festa e pouco foi feito em ferrovias. Temos hoje uma malha de apenas 30.576km, ínfima para um país com uma dimensão territorial de 8.511 milhões de km;. Quando vejo as dificuldades que enfrentamos para transportar as nossas riquezas por rodovias e os prejuízos advindos desse tipo de transporte, principalmente no período chuvoso, indago-me: por que será que os nossos governantes não enxergam a necessidade de investir em ferrovias? Não podemos continuar atolando. É preciso pôr o Brasil nos trilhos. Neste 30 de abril, Dia do Ferroviário, cumprimento os trabalhadores ativos e inativos dessa honrosa profissão. Parabéns, guerreiros dos trilhos.
; Jeovah Ferreira
Taquari

Drogas

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem absoluta razão quando afirma que só repressão não adianta para combater a venda e o consumo de drogas. Faltam políticas adequadas para o enfrentamento da questão. Embora não seja usuário de drogas, avalio que o ministro do STF Luís Roberto Barroso tem razão ao defender a descriminalização do uso e a regulação da venda. Não há outra via, acredito, para quebrar o poder econômico dos traficantes, além de permitir a definição de políticas de saúde que quebre o pernicioso círculo do vício. O uso da força policial não tem mostrado bons resultados. Apreende-se toneladas de um lado e quantidade igual ou maior entra por outro canto do país, pois as forças de segurança não têm o poder da onipresença. FHC e Barroso têm excelentes propostas para orientar as ações do Estado.
; Marília Azeredo,
Sudoeste

Protestos

Descambaram para a violência as manifestações de sexta-feira. Lamentável que grupos alheios aos interesses dos trabalhadores, revoltados com as perdas de direitos, transformem um ato de inconformismo em campo de batalha, como vimos nas transmissões de tevê dos episódios registrados no Rio de Janeiro. Ninguém está satisfeito com a política econômica, com as propostas das reformas, mas queimar ônibus, destruir o patrimônio privado não tem justificativa. A luta é política, e não armada. Estamos a pouco mais de um ano das eleições de 2018, o momento adequado para os trabalhadores responderem aos políticos que apoiam as mudanças. Não se pode esquecer que quem os colocou nessa posição foram os eleitores. Quem não se preocupa em votar bem cria cobra para ser picado.
; João Paulo de Almeida,
Taguatinga


Câmara Legislativa

A direção da Câmara Legislativa demora muito para reagir. Pelo menos cinco deputados estão pendurados na Justiça, acusados de crimes de corrupção de diversas ordens. O que os não corruptos estão esperando para cassar o mandato dos malfeitores? A imagem do Legislativo é cada dia mais deteriorada e nada é feito. Diferentemente da maioria dos brasilienses, não sou defensor da erradicação da Casa. Acho que o eleitor tem que tomar consciência de que é necessário escolher melhor seus representantes para todos os cargos eletivos, inclusive, os deputados distritais. Paga-se preço muito alto pela falta de educação política ou pela escolha de que, notoriamente, sempre agiu para engordar os próprios bolsos. Mas a Câmara tem instrumentos legais para banir os maus legisladores.
; Joaquim Paulo Duarte,
Sudoeste

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação