Petróleo cai e afeta bolsa

Petróleo cai e afeta bolsa

postado em 08/06/2017 00:00

Mesmo com a pouca disposição dos investidores para tomar risco, diante das incertezas do quadro político, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) fechou ontem em alta de 0,34%, aos 63.170 pontos. O pregão foi fortemente influenciado pelo comportamento negativo das ações da Petrobras e da Vale, que operaram em baixa, refletindo a forte queda das cotações do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional. No fim do dia, Petrobras PN registrou baixa de 2,35% e Vale ON, desvalorização de 0,49%.

O pregão abriu renovando máximas e refletindo a boa receptividade dos investidores à aprovação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na terça-feira. Mas o ambiente se modificou e seguiu fraco após a suspensão do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ;O mercado começou animado, mas voltou ao preço da abertura;, disse Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

No mercado de câmbio, o dólar alternou pequenas altas e baixas ao longo de toda a sessão, fechando em queda de 0,15%, cotado a R$ 3,27 para venda. Apesar de uma aposta cautelosa na absolvição da chapa pelo TSE, a percepção foi de que o processo de julgamento será longo, com possibilidade de recurso que leve o tema para o Supremo Tribunal Federal (STF), o que manteria a incerteza por mais tempo. Nesse compasso de espera, o volume de negócios permaneceu reduzido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação