Crédito terá juro menor

Crédito terá juro menor

postado em 08/06/2017 00:00
 (foto: Beto Barata/PR. Brasil)
(foto: Beto Barata/PR. Brasil)


O Plano Safra 2017/2018 ainda trouxe outros benefícios para os produtores. Em todas as 10 modalidades de crédito ofertadas, as taxas de juros estão menores, variando de 6,5% a 8,5% ao ano. Em sete dessas modalidades, os juros foram reduzidos em 1 ponto percentual. Nas outras, a queda foi de 2 pontos percentuais.

Mesmo com a redução, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, criticou as taxas estipuladas pelo governo. ;Os juros baixaram 1 ponto percentual, mas a redução poderia ser maior. Se o governo está dizendo que chegaremos ao fim do ano com inflação de 3,5% e Selic em 8,5%, o juro real para a safra vai ser de 4,5% a 4,7%, o que será muito alto;, disse.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, admitiu que o plano ;não foi o dos sonhos dos agricultores, mas foi o possível;. Segundo o ministro, a demanda da pasta foi pelo corte linear de 2 pontos percentuais nas taxas de juros, mas apenas nos programas menores ; o de armazenagem e o de inovação ; o pedido foi atendido.

;Eu, como ministro da Agricultura, quero juros mais baixos, mas faço parte do governo e não sou agricultor. Enquanto eu olho uma árvore, o governo olha a floresta inteira;, disse. ;Eu gostaria de ter juros mais baratos, não vou ficar batendo boca no governo e, no arrocho econômico que o Brasil está, o governo não poderia fazer nada diferente.;

Apesar do contraste entre a tomada de recursos e o volume anunciado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, garante que a pasta trabalha para promover mudanças. Ele ressalta, no entanto, que o setor público ;não muda de um dia para o outro;. ;Estamos conduzindo isso no ministério, mas tem todo um convencimento interno. Toda uma amarração jurídica e legal;, destacou o ministro. (RC)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação