Curtas - 23

Curtas - 23

postado em 30/06/2017 00:00
 (foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)
(foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

; LEITOR DO FUTURO
GAROTADA DE VALPARAÍSO

Quarenta e cinco alunos da Escola Municipal Ipanema, de Valparaíso (GO) (foto), visitaram a sede dos Diários Associados na tarde de ontem. Eles fizeram um tour e conheceram os estúdios da Clube FM, o ônibus Clube Mob, da rádio, o Parque Gráfico e a redação do Correio Braziliense. ;Foi uma experiência incrível. Achei bem legal entender que uma coisa leva a outra e várias pessoas trabalham para saber o que acontece no Brasil e no mundo;, comentou o estudante Gabryel Eduardo Barbosa, 14 anos. O que mais chamou a atenção de Beatriz de Lima, 15, foi a redação. ;É onde tudo acontece;, observou. Para a professora Letícia Almeida, a oportunidade de sair da escola é importante para apresentar aos jovens novas possibilidades de profissão e para compreenderem a história do grupo. O passeio faz parte do projeto Leitor do Futuro, desenvolvido pela Fundação Assis Chateaubriand. Informações: (61) 3214-1508 e www.facbrasil.org.br.



; MUNDO ANIMAL
GANSOS RAROS NO ZOO


O Zoológico de Brasília ganhou dois moradores neste mês. Um casal de ganso-do-havaí (Branta sandvicensis) (foto), vindos do Zoo de Pomerode, em Santa Catarina, chegou a Brasília por meio de um programa de reprodução. Em poucos dias, as aves da espécie considerada rara fecundaram dois ovos. A diretora de Aves do Zoológico de Brasília, Ana Cristina Castro, disse que se surpreendeu com o comportamento reprodutivo na primeira semana de estadia. ;O período de incubação é de 28 a 32 dias. O macho e a fêmea apresentam um comportamento agressivo, típico de quando querem chocar os ovos;, conta. Oriunda das ilhas do arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, a espécie esteve na iminência de desaparecer. Em 1952, havia apenas 30 aves dessas em todo o planeta. Em 1967, os gansos-do-havaí passaram a ser considerados como espécie em extinção, sendo inseridos em projetos de preservação e programas de reprodução em cativeiro. Atualmente, existem cerca de 2 mil animais da espécie.


; FLAGRANTE
PM PRENDE TRIO

Policiais militares prenderam um trio suspeito de tentar roubar e matar um policial civil no DF. Segundo informações da PM, os acusados estavam dentro de um veículo com placa clonada e seguiam por Taguatinga no momento da abordagem, na quarta-feira. Com o grupo, foi encontrada uma pistola calibre 380, a mesma utilizada na tentativa de latrocínio contra o agente. A prisão aconteceu depois de os suspeitos assaltarem uma loja, em Taguatinga. A equipe da PM avistou o carro deles na Avenida Elmo Serejo e iniciou a perseguição. Os suspeitos se renderam depois de o veículo colidir com o meio-fio na QNL 14. Eles foram encaminhados para a 12; Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro) e autuados por tentativa de latrocínio, roubo e porte ilegal de arma de fogo.


; TRÂNSITO
CAMINHÃO CAI DE PONTE

Após o motorista perder o controle da direção, um caminhão bateu no muro de proteção da ponte sobre o Rio São Bartolomeu e caiu no curso d;água. O acidente aconteceu na BR-251, na altura do Km 23, perto de São Sebastião, por volta das 6h de ontem. O caminhão acabou parcialmente submerso. O motorista ficou preso às ferragens. Os bombeiros trabalharam por cerca de 1h40 para retirá-lo. A vítima foi levada ao Hospital de Base do DF de helicóptero com sinais de hipotermia. O passageiro Paulo Henrique de Souza, 34, deixou o veículo sozinho. Com escoriações, foi levado ao Hospital Regional do Paranoá.


; TRABALHO
ALTA NO EMPREGO

O número de desempregados chegou a 338 mil pessoas, em maio, na capital do país. Um aumento de 2 mil em relação ao mês anterior. Esse resultado decorreu do crescimento da população economicamente ativa (PEA), que atingiu 19 mil ; número pouco superior ao aumento da ocupação (17 mil), segundo a pesquisa. A taxa de participação ; indicador que estabelece a proporção de jovens de 14 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupados ou desempregados ; passou de 67,2% para 67,9%, no período. As informações são da Codeplan, que divulgou ontem a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do DF. O nível de ocupação aumentou 1,3% (cerca de 17 mil) em relação ao mês anterior, sendo que setores de serviços gerais e comércio compensaram as quedas na construção civil, além da estabilidade na indústria de transformação.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação