Crítica / Danado de bom ****

Crítica / Danado de bom ****

Ricardo Daehn
postado em 30/06/2017 00:00
 (foto: Reprodução/Internet)
(foto: Reprodução/Internet)

Estrela não reconhecida
Autor de composições alegres que destrincham pérolas como ;dançando pagode russo na boate Cossacou; (em Pagode russo) e as contempladas em Deixa a tanga voar, o pernambucano de Arcoverde João Silva conciliou uma verve fanfarrona com inesperadas pitadas de amargor. ;A bebida me prejudicou demais;, entrega, sem maiores pudores, num trecho de Danado de bom, ótimo filme assinado por Deby Brennand.

Sob inspirada narração de Siba, o documentário desfila uma invejável carrilhada de músicas de sucesso como Preciso do teu sorriso (com Mariana Aydar), Rodovia Asa Branca e Uma pra mim, outra pra tu, ambas cantadas ao lado de Luiz Gonzaga.

Bonachão e descompromissado, a princípio, João Silva chegou ao Rio de Janeiro tendo por antessala os corredores da rádio Mayrink Veiga. Não demorou a ser apresentado por Marinês ao Rei do Baião a quem, por força da amizade, ajudou e foi ajudado.

Daí, despontaram músicas como Aprendi com o rei (no filme, entoada por Gilberto Gil) e a simplicidade de Crepúsculo sertanejo, entre as mais de 3.000 composições assinadas por João Silva.

Nem só de lembrança e dados do passado se apoia o filme que presta homenagem ao compositor e músico morto em 2013. Gana e compulsão por criar forró, marchinha, baião e rancheira se acirram, numa declaração em que, num trecho da fita, Silva reencontra a cidade natal, deixada há 48 anos. ;Eu vou, até não poder mais;, disse ele, renovado e ;com a mala cheia de temas; para mais ;uns 20 anos; de produção.

Com a montagem ágil de Jordana Berg e um grupo iluminado de fotógrafos (todos premiados no CinePE 2016), o filme revela a atualidade das músicas de João Silva. Amores não correspondidos, neologismos, uma relativa desilusão de não ter sabido amar e uma pontada de orgulho na matutice fazem do compositor alguém inesquecível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação