Seleção funciona na base da pressão

Seleção funciona na base da pressão

postado em 24/07/2017 00:00
 (foto:  FIVB/Divulgação)
(foto: FIVB/Divulgação)

A Seleção Brasileira feminina de vôlei afastou a pressão ao se assegurar na fase final do Grand Prix. A partir de 2 de agosto, na China, o time buscará seu 12; título mundial.
O resultado veio graças à vitória por 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos, com parciais de 25/20, 25/13, 18/25 e 25/18, na última rodada da primeira fase da competição. O jogo foi disputado em Cuiabá.


Depois de um início complicado no Grand Prix, a reformulada Seleção Brasileira chegou pressionada aos três últimos jogos da fase classificatória. E ganhou os três, encerrando a primeira fase com seis triunfos e três derrotas.


A fase final é disputada por apenas seis times ; como a China, anfitriã, não ficou entre os seis melhores da fase classificatória, apenas cinco seleções avançaram. O Brasil entrou em quadra, ontem, fora da zona de acesso. Mas, diante de uma seleção norte-americana já classificada, a equipe soube impor seu ritmo e venceu os dois sets iniciais com tranquilidade.

Renovação
Precisando do triunfo, contudo, a equipe sentiu a pressão. Não só caiu de ritmo e perdeu o terceiro set com facilidade, como iniciou mal o quarto e viu os Estados Unidos abrirem vantagem. Mas, aos poucos, a Seleção retomou o controle emocional. Por fim, sacramentou a vitória graças à eficácia no ataque.


Destaque para a atuação de Natália, principal pontuadora do jogo, com 19 bolas no chão ; 15 de ataque, três de bloqueio e um de saque. Adenizia também teve sólida atuação e fechou o jogo com 18 pontos. A levantadora Macrís, que jogou no Brasília Vôlei na última temporada, ficou no banco durante quase toda a partida.


Atual campeã da competição e em busca de seu 12; título, a equipe do técnico José Roberto Guimarães apostou em uma renovação para o torneio. Nomes como a líbero Suelen e a ponteira Rosamaria, entre outras, foram convocadas em um time com poucos nomes remanescentes das Olimpíadas do ano passado ; casos de Natália e Adenizia, por exemplo.

Classificação

Seleção Pontos Vitórias
1. Sérvia* 22 7
2. EUA* 19 6
3. Brasil* 18 6
4. Holanda* 17 6
5. Itália* 16 6
6. Japão 13 6
7. China* 13 5
8. Rússia 13 3
9. R. Dominicana 11 4
10. Tailândia 11 3
11. Turquia 7 2
12. Bélgica 2 0

*Jogarão a fase final, em Nanjing

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação