Antraz ameaça chimpanzés

Antraz ameaça chimpanzés

postado em 09/08/2017 00:00

Chimpanzés da África Ocidental estão sob ameaça de um micro-organismo microscópico, mas com efeito devastador: o Bacillus cereus biovar anthraci, causador da doença antraz. Segundo estudo divulgado na última edição da revista Nature, ;a mortalidade induzida pelo antraz resultará em declínios determinísticos de população e na possível extirpação de chimpanzés do Parque Nacional de Tai (na Costa do Marfim) nos próximos 150 anos;.

Ao analisar carcaças, ossos e moscas que se alimentaram de carniça de chimpanzés no parque africano entre 1989 e 2014, a equipe liderada por Constanze Hoffmann e Fee Zimmermann, do Robert Koch Institute, na Alemanha, concluiu que o antraz causou 38% das mortes desses animais no local durante o período ; incluindo 31 dos 55 chimpanzés mortos analisados.

Macacos, antílopes, mangustos e um porco-espinho também morreram em decorrência da bactéria. Segundo os cientistas, os chimpanzés são particularmente vulneráveis devido à lenta taxa de reprodução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação