Visual pioneiro

Visual pioneiro

postado em 31/08/2017 00:00
 (foto: Fotos: Indian/Divulgação - 25/5/16 )
(foto: Fotos: Indian/Divulgação - 25/5/16 )


A Indian Chief foi lançada em 1922, projetada por Charles Franklin, ostentando no para-lama dianteiro a cabeça de um índio com cocar, que dá nome à marca. O modelo atual conserva o mesmo visual pioneiro, inclusive com a cabeça do índio, como que a guiar os rumos. O motor, que nasceu do zero, porém, é um enorme V2, batizado de Thunder Stroke 111, com 1.811cm;, acoplado ao câmbio de seis marchas, que fornece um colossal torque de 16,5kgfm a apenas 3.000rpm. Para proporcionar uma tocada empolgante, basta girar o acelerador, ignorando a marcha engatada, para receber um ;empurrão;, embalado pelo som grave dos escapes longos e cromados.

Equipado com refrigeração a ar e óleo, quatro válvulas por cilindro e uma inclinação de 49 graus, tenta ser o mais parecido possível com o pioneiro e fornece uma potência (não declarada) de cerca de 130cv. A posição de pilotagem é típica do segmento, privilegiando o conforto. Banco bastante espaçoso, estilo selim, a apenas 660mm do chão, permitindo apoiar os dois pés na hora de parar. Em movimento, as generosas plataformas deixam as pernas mais esticadas. E o guidão bem largo também deixa os braços esticados. Por outro lado, as suspensões exigem pisos mais lisinhos, para não maltratar os rins e a coluna do piloto.

Na dianteira, suspensão com garfo não invertido, com tubos de 46mm de diâmetro e 119mm de curso. Na traseira, sistema mono, com apenas 94mm de curso, mas regulagem na pré-carga, para ajuste com garupa, e bolsas que podem elevar o peso total para até 573kg de carga máxima. Com todo esse peso, apesar do esmerado quadro em alumínio, com a caixa do filtro de ar integrada ao conjunto, os freios também são dimensionados. Na dianteira, um duplo disco de 300mm, com pinças de quatro pistãos. Na traseira, o disco tem a mesma medida, mas pinça de dois pistãos. Um conjunto eficiente, equipado com sistema ABS.

Visual

O visual tem muitos cromados e pintura sóbria, variando entre o branco, o vermelho com detalhes em preto, e o clássico preto. As rodas, que ficam quase cobertas, já variaram entre raiadas (mais originais, com pneus faixa branca) e de liga leve. O painel fica sobre o tanque e tem elementos digitais, como conta-giros, além de indicador de temperatura ambiente, de marcha engatada, de nível de combustível e também o computador de bordo. Para ligar, uma chave inteligente, com sensor de presença, e para rodar o piloto automático. A Indian Chief Classic tem preço sugerido de R$ 69.900.


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