Senhores dos troféus

Senhores dos troféus

Flamengo ou Cruzeiro? Levantamento do Correio mostra qual elenco é mais copeiro na decisão que começa hoje. Finalistas têm uma característica em comum no jogo de ida: falta de camisas 9

Victor Gammaro*
postado em 07/09/2017 00:00

Flamengo e Cruzeiro começam a decidir, hoje, às 21h45, no Maracanã, o campeão da Copa do Brasil de 2017. Cariocas e mineiros somam sete títulos da competição. Além dos clubes, 12 jogadores que devem começar a partida são considerados ;copeiros;, ou seja, levantaram pelo menos um troféu de copa na carreira.

O Cruzeiro tem cinco jogadores campeões de torneios nesse formato. Quatro deles exibem no currículo título da Copa do Brasil, casos de Fábio, Diogo Barbosa, Robinho e Thiago Neves. O goleiro foi o único a vencer pelo time de Belo Horizonte, em 2000. Era reserva de André.

O quinto atleta com conquistas ;copeiras; no currículo é Rafael Sóbis, bicampeão da Libertadores da América pelo Internacional, em 2006 e 2010. Artilheiro do torneio com cinco gols ao lado de Leonardo (Goiás) e de Lucas Barrios (Grêmio), o atacante busca o título inédito da Copa do Brasil. Hoje, ele pode começar o confronto no banco de reservas.

Do lado rubro-negro, sete titulares da partida de logo mais são campeões de copas. Juan é o jogador com mais taças neste formato. Pelo Flamengo, o experiente zagueiro ergueu a Copa Ouro Sul-Americana de 1996, a Copa Mercosul de 1999 e a Copa dos Campeões em 2001. Na Roma, levou a Copa Itália na temporada de 2007/2008. Pela Seleção Brasileira, colecionou duas Copas América (2004 e 2007) e duas Copas das Confederações (2005 e 2009). Entretanto, jamais faturou a Copa do Brasil.

Réver é o único titular, tanto do Flamengo quanto do Cruzeiro, com duas taças de Copa do Brasil na carreira. O zagueiro foi campeão em 2005, pelo Paulista-SP, e em 2014, com a camisa do Atlético-MG.
Renê, Cuéllar, Willian Arão, Diego e Berrío são os outros ;copeiros; rubro-negros escalados pelo técnico colombiano Reinaldo Rueda para a primeira partida da decisão. Caso opte por Pará no lugar de Rodinei, o lateral direito também entrará na lista vencedora.

Noves fora

Por motivos diferentes, os treinadores Mano Menezes e Reinaldo Rueda não contarão com centroavantes para a primeira partida da decisão da Copa do Brasil. O Cruzeiro não relacionou nenhum camisa 9 de ofício para o duelo no Rio de Janeiro. Os atacantes que viajaram para a capital fluminense são Alisson, Rafael Sóbis e Raniel.

A outra opção do elenco celeste seria Sassá, autor do gol da Raposa no empate por 1 x 1 contra o Flamengo pelo Brasileirão, em 16 de julho. Porém, o atacante chegou a Belo Horizonte depois do período de inscrições do torneio e está impedido de defender o clube. Além disso, ele havia entrado em campo na competição pelo Botafogo.

Reinaldo Rueda perdeu seu principal nome para a posição. Suspenso, Paolo Guerrero não jogará hoje no Maracanã. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na semifinal contra o Botafogo.

Outra opção para a faixa do campo, o jovem Felipe Vizeu machucou o joelho esquerdo nas quartas de final da Primeira Liga, diante do Paraná, e não se recuperou a tempo de jogar contra o Cruzeiro.

O jovem Lincoln, de 16 anos, pode ser relacionado pela primeira vez em uma partida profissional. Ele foi, ao lado de Vinícius Júnior, um dos destaques do Brasil na conquista do título do Sul-Americano Sub-17 e é tratado como joia pela base rubro-negra.

A tendência é que Rueda escolha Vinícius Júnior para o lugar de Guerrero. Ainda há possibilidade de que Orlando Berrío seja a referência do ataque rubro-negro.





*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Flamengo
Thiago; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar e Willian Arão; Berrío, Diego e Éverton; Vinícius Júnior
Técnico: Reinaldo Rueda

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel (Lucas Romero), Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson; Robinho, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Raniel)
Técnico: Mano Menezes

21h45
Maracanã
Rio de Janeiro (RJ)
Copa do Brasil
Final (jogo de ida)

Maracanã
Rio de Janeiro (RJ)
Copa do Brasil
Final (jogo de ida)

Transmissão
Fox Sports, Globo, SporTV

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação