Curso capacita produtores

Curso capacita produtores

postado em 02/10/2017 00:00
 (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Para incentivar a criação de peixes no Distrito Federal, a Secretaria de Agricultura (Seagri) promove a capacitação dos produtores locais. Os cursos, gratuitos, são realizados no Centro de Tecnologia em Piscicultura (CTP), na Granja Modelo do Ipê, no Park Way, local que conta com 20 tanques e laboratório para a reprodução de peixes. Após a capacitação, o produtor pode comprar alevinos a baixo custo. Em média, mil alevinos são vendidos por R$ 40. O próximo curso será nos dias 24 e 25 de outubro, e 7 e 8 de novembro.

Existem diversas formas de se cultivar tilápias. As mais tradicionais são os sistemas de tanques-rede (sistema intensivo) e o de viveiros escavados (semi-intensivo). Na criação em tanques-rede, estruturas similares a gaiolas são colocadas em reservatórios com grande volume e grande circulação de água, como açudes, represas e rios. Em viveiros escavados, como sugere o nome, é aberto um buraco no solo para receber a água, que virá de nascente, poço artesiano, córrego, rio ou açude.

;Além desses métodos, têm sido desenvolvidos processos como a criação em sistema de recirculação de água, adaptado a condições como a verificada atualmente no Distrito Federal, com a crise hídrica;, explica o médico veterinário Leonardo Gomes Carrazza, analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária da Seagri. O sistema é voltado a produtores com pouca disponibilidade de água e espaço. (MG)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação