Testes e autoconhecimento

Testes e autoconhecimento

postado em 02/10/2017 00:00
A empresa júnior Praxis Consultoria é especializada em gestão de pessoas, e o trabalho é ligado ao Instituto de Psicologia da UnB (IP/UnB). Conta em seus quadros com 40 graduandos em psicologia, cujo trabalho é orientado pelos professores da instituição.

;O que fazemos não é propriamente teste vocacional, mas um trabalho mais longo de orientação profissional;, esclarece Luisa Daldegan, 20, estudante de psicologia e conselheira da Praxis. Na escola, a empresa organiza grupos de 10 a 12 alunos e, em encontros semanais de uma hora e meia, propõe exercícios que levem ao autoconhecimento.

;Percebemos que o aluno chega com ideias estereotipadas do que são os cursos e nós trabalhamos no sentido de desmistificá-los. Levamos a realidade do mundo acadêmico e do mercado, usando a linguagem deles, afinal não faz tanto tempo assim que estivemos na mesma situação;, afirma Caroline Feital, 21, estudante de psicologia e gerente do Núcleo de Orientação Profissional da Praxis.

Por meio de coachs, profissionais de psicologia e consultores de recursos humanos, a Prepara Cursos desenvolve testes de aptidão on-line que qualquer pessoa pode acessar gratuitamente no site da empresa (prepara.com.br). Na interface do teste, o interessado responde a perguntas que mapeiam o perfil do interessado, levantam as principais tendências e com quais profissões a pessoa mais se identifica. ;O candidato sai do teste com relatório final que indica possibilidades. Nas nossas franquias, oferecemos serviços que aprofundam esses testes e os tornam mais precisos, casando as respostas objetivas dadas ali com o devido acompanhamento psicológico profundo;, esclarece Guilherme Maynard. ;O teste, por si só, não resolve a questão, mas é um dos pilares.

Rodolfo Ambiel enxerga os testes vocacionais como ;exercícios de ;brincadeira;, cuja eficácia deve ser relativizada;, na definição dele. ;É um mito de que ele resolverá tudo, não existe mágica. Se o aluno se sente angustiado pela indecisão e quer ir além, sugiro sempre uma orientação profissional de psicólogos capacitados que possam aplicar testes e sintetizar avaliações de modo mais eficaz.;




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação