Islândia a caminho da Copa

Islândia a caminho da Copa

Eles eliminaram a Turquia e só dependem de si para disputar o torneio pela primeira vez. Espanha confirmada na Rússia

postado em 07/10/2017 00:00
 (foto: STR/AFP
)
(foto: STR/AFP )



Sensação da última Eurocopa, a Islândia caminha a passos largos para disputar sua primeira Copa do Mundo. Ontem, o carrasco da Inglaterra nas oitavas de final na França, em 2016, aplicou 3 x 0 na Turquia, na casa do adversário, assumiu a liderança do Grupo I das Eliminatórias Europeias do Mundial da Rússia e decretou a eliminação do concorrente. A Turquia tem história na competição. Foi terceira colocada na edição de 2002, ao perder para o Brasil nas semifinais e derrotar a Coreia do Sul, mas está fora da competição pela quarta vez consecutiva.

Das 11 seleções classificadas para a Copa, nenhuma é estreante. A Islândia tem tudo para ser a primeira a conseguir vaga inédita. Além da Rússia, estão confirmados no torneio os campeões mundiais Brasil, Alemanha, Inglaterra e Espanha; além de Bélgica, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e México.

O triunfo fora de casa e um tropeço da Croácia fizeram a Islândia subir da segunda para a primeira colocação da chave, agora com 19 pontos. Os islandeses despontaram porque os croatas levaram empate da Finlândia, por 1 x 1, nos minutos finais. Agora, a Islândia só depende de si para participar da Copa pela primeira vez.

A Croácia chegou aos 17 pontos, igualando a Ucrânia. A Turquia, em quarto lugar, com 14 pontos, se manteve na briga graças ao empate da Croácia. A rodada final do Grupo I será disputada na segunda-feira.

A Islândia vive situação confortável para sacramentar a vaga. Isso porque jogará em casa, e contra a modesta seleção de Kosovo. A Croácia, por sua vez, terá um confronto direto com a Ucrânia, fora de casa, em Kiev. E a Turquia vai encarar a Finlândia, que não tem mais chances de classificação.

Espanha

A Espanha fez a sua parte, bateu com facilidade a Albânia ontem e ainda foi ajudada pela Itália para garantir vaga na Copa de 2018. Em Alicante, a equipe espanhola venceu por 3 x 0 pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias e comemorou o surpreendente empate por 1 x 1 dos italianos com a Macedônia, em Turim.

Os resultados mantiveram a Espanha na ponta do Grupo G, agora com 25 pontos, contra 20 da Itália. Com isso, os espanhóis se garantiram como campeões da chave e carimbaram passaporte para a Rússia. Eliminados na fase de grupos em 2014, os italianos terão que disputar a repescagem.



Classificados

América do Sul
Brasil

Europa
Bélgica
Inglaterra
Alemanha
Rússia

Ásia

Irã
Coreia do Sul
Japão
Arábia Saudita

América do Norte/entral/Caribe
México




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação