Voz da América

Voz da América

postado em 07/10/2017 00:00

A música de Belchior que resume todo o desejo do compositor, por meio do personagem de sua canção, com relação à recepção de sua obra pelo auditório da América Latina é certamente Voz da América, de 1979, cuja letra diz: ;Tentar o canto exato e novo / (que a vida que nos deram nos ensina) / pra ser cantado pelo povo / na América Latina. / Eu quero que a minha voz / saia no rádio e no alto-falante; / que Ignes possa me ouvir;.

Constata-se, então, que na imagem midiática construída do (e pelo) cancionista cearense, aparecem inegavelmente e com muita frequência essas duas características identitárias: a primeira associada à origem natal e a segunda relacionada ao investimento na posição do sujeito ;rapaz latino-americano;. As duas foram fortemente questionadas por Belchior. E foram manifestadamente ampliadas pelo cantor na declaração seguinte, aparentemente filiada ao ideário tropicalista: ;Gosto de fazer uma música híbrida, que mistura elementos de brasilidade com o que acontece no mundo;. A afirmação de Belchior revela especialmente que a americanidade de sua música ultrapassa inclusive a fronteira latina, chegando a outras Américas.

Múltiplas filiações

Complementando a avaliação do artista sobre a sua própria obra, validada pela análise das canções do sobralense, o que se verifica de fato é que o cancioneiro de Belchior tem múltiplas filiações, ou seja, institui desde os valores interioranos, passando pelas questões latino-americanas e chegando ao mundo além-fronteiras brasileiras e latinas. Essas três inscrições dialogam a todo momento na produção musical de Belchior, que por isso pode ser considerado como muito mais do que apenas um rapaz vindo do interior, latino e americano. (JTC)

Josely Teixeira Carlos é professora de linguística, pesquisadora da USP, com teses de mestrado e doutorado sobre Belchior.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação