Chance de intervenção precoce

Chance de intervenção precoce

postado em 08/11/2017 00:00
Outro estudo realizado pela mesma equipe da Universidade de Illinois mostrou que, mesmo antes do nascimento, a exposição a composições específicas de bactérias presentes na mãe pode induzir uma resposta imune inflamatória capaz de predispor um indivíduo à asma. ;Estamos aprendendo que as bactérias pulmonares desempenham um papel importante em muitas partes do corpo, incluindo células do sangue do cordão umbilical, o que pode afetar o aparecimento de doenças;, conta a pesquisadora Patricia W. Finn.

Dessa forma, dizem os cientistas, a identificação precoce da composição da microbiota pode impedir que a doença respiratória se manifeste ou se agrave. ;Se pudéssemos entender melhor como a microbiota do pulmão do indivíduo afeta a asma e identificar prováveis culpados, chegaríamos ao ponto em que poderíamos prever e controlar o desenvolvimento e a gravidade da asma ao mudar a microbiota no início da vida;, frisa Finn. ;Isso pode ser tão simples quanto uma dieta, o uso de probióticos ou medicamentos;, acrescenta.

O médico Bruno Acatauassu Paes Barreto também acredita que a análise da microbiota pode ajudar a prevenir os problemas de saúde desde a infância. Segundo ele, medidas que busquem essa ação têm sido tomadas por especialistas. ;Melhor do que tratar é prevenir a asma, que surge desde cedo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, no ano passado, um documento que sugere a utilização de probióticos para mulheres grávidas com risco de ter um bebê com problemas alérgicos por conta de propensões genéticas, por exemplo. E até o uso de probióticos em recém-nascidos também é uma medida que tem sido usada;, destaca. Segundo a OMS, a asma é a doença crônica mais frequente em crianças e, sem tratamento, pode ser fatal. Em 2015, 255 mil pessoas morreram em decorrência de complicações dessa doença respiratória. (VS)





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação