Tesouro direto

Tesouro direto

Os dois times que mais investiram em 2017 lutam, hoje, por um objetivo bem mais modesto que o planejado: disputa entre Palmeiras e Flamengo é briga franca por vaga na fase de grupos da próxima Libertadores

postado em 12/11/2017 00:00
 (foto:  Gilvan de Souza/Flamengo)
(foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Desde o início do ano, o Palmeiras investiu cerca de R$ 120 milhões em atletas como Borja, Guerra, Hyoran, Raphael Veiga e Juninho. O Flamengo gastou em torno de R$ 60 milhões para adicionar Diego Alves, Berrío, Éverton Ribeiro e Conca a um time que já tinha Guerrero e Diego. Os dois elencos mais valiosos do país, porém, estão longe da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro ; algo projetado no início da temporada ; e fazem uma briga direta por uma vaga direta na Libertadores às 17h de hoje, no Allianz Parque. É o que sobrou.


Apesar do investimento maciço, as duas equipes fazem um ano bastante irregular: caíram precocemente na Libertadores, não conquistaram a Copa do Brasil e fazem um Brasileirão decepcionante. Assim, a pressão por resultados proporcionais ao dinheiro investido já parece atrapalhar os elencos.


O lateral-esquerdo Renê, do Flamengo, durante a semana chegou a comparar a situação com a de times europeus. ;Aqui se cobra muito o investimento. O Manchester City vem investindo e nunca ganhou a Liga dos Campeões. O PSG também, mas nunca disputou a final. Investimento é importante, mas não significa que vai ser sempre vitória;, defendeu, antes de reconhecer: ;Mas a gente sabe que deveria estar melhor;.


Matematicamente, o Palmeiras está em situação mais confortável, com 54 pontos, quatro a mais do que o Flamengo. O time paulista tem 98% de probabilidade de voltar ao torneio continental, segundo o departamento de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A chance do rubro-negro é de 58%.


A vantagem no papel, no entanto, não transparece no dia a dia do clube. Na quinta-feira, após a derrota para o Vitória, os muros do Allianz Parque foram pichados. No desembarque, em São Paulo, o lateral Egídio foi multado pela diretoria por ter respondido às provocações de um torcedor, e ficou fora da lista de relacionados. E a maior torcida organizada do Palmeiras marcou protesto para hoje, alegando ;que é hora de cobrar;.

Troca de guarda
O Flamengo terá um reforço importante para o duelo de hoje. Recuperado de contusão, o zagueiro Juan treinou normalmente nos últimos dias e formará a dupla de zaga com Rhodolfo. Rafael Vaz retorna para o banco. No Palmeiras, a tendência é de mudança na defesa, que levou oito gols em três jogos ; Luan e Juninho disputam uma vaga. No ataque, o Palmeiras contará com a volta de Willian, após quatro jogos como desfalque. Ele entra no lugar de Borja, que está com a seleção da Colômbia.


O setor ofensivo rubro-negro deve ter tanto Paquetá quanto Felipe Vizeu. O peruano Paolo Guerrero desembarcou ontem no Rio alegando inocência no caso de doping ; a contraprova do exame feito no dia de Argentina x Peru, no mês passado, também deu positivo.


;Estou mostrando minha inocência, mas já está prejudicando muito a minha imagem, o meu trabalho;, disse o atacante, no Aeroporto do Galeão, em entrevista ao site Globo Esporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação