Representatividade importa, sim!

Representatividade importa, sim!

postado em 12/11/2017 00:00
 (foto: Globo/Raquel Cunha)
(foto: Globo/Raquel Cunha)

O outro lado do paraíso estreou há algumas semanas dando visibilidade a uma parcela da população que costuma ser ignorada na telinha: as pessoas com nanismo. Apesar de representarem mais de 20 mil indivíduos no Brasil, é raro ver anões na televisão. E, nas poucas vezes em que ocorre, a representação costuma cair no estereótipo, como nos humorísticos.

Felizmente não foi isso que aconteceu no folhetim de Walcyr Carrasco. O autor, que já tem histórico de inclusão em suas novelas ; retratou autistas em Amor à vida (2013) e contou com uma atriz cega, Danieli Haloten, em Caras & bocas (2009) ;, tem conseguido fazer um bom trabalho ao incluir a personagem Estela, interpretada pela atriz Juliana Caldas, com destaque na história.

O papel é extremamente carismático, Juliana tem mostrado boas atuações ao lado de Marieta Severo, que vive Sophia, a mãe (megera), e, o mais importante, o enredo debate o preconceito. Em O outro lado do paraíso, Estela sofre a rejeição da mãe, Sophia, que a mandou para a Suíça como uma forma de mantê-la longe. De volta ao Brasil, Estela precisa lidar com o desprezo da matriarca e com os problemas do dia a dia.

A novela revela, por exemplo, as dificuldades de Estela ao viver em uma casa sem qualquer adaptação, o que a impede de executar tarefas simples, como sentar-se à mesa e abrir o chuveiro do banheiro. A Sociedade Brasileira de Genética Médica apontou a importância da personagem em comunicado oficial: ;Outro ponto importante é gerar conhecimento sobre as dificuldades como forma de combate ao preconceito com esse grupo, que, geralmente, sofre com uma visão estereotipada, caricata e vitimizada pela população em geral.;

Trazer o debate e a representatividade é algo inédito para a televisão aberta brasileira e por isso deve ser comemorado. Desde 2011, Game of thrones também tem discutido o tema mesmo que indiretamente por meio de Tyrion, papel do ator Peter Dinklage. Assim como Estela, o Lannister é rejeitado pelo pai Tywin (Charles Dance). Mas se é odiado pelo patriarca e pela irmã Cersei (Lena Headey), Tyrion conquista todos ao seu redor na série ; inclusive quem está de fora da tela, a audiência e a crítica. Dinklage conquistou prêmios importantes, como o Globo de Ouro em 2012 e o Emmy em 2015 e em 2011.

NOVELAS

Malhação/(Globo - 17h50)

Classificação indicativa 10 anos

Terça-feira

Benê sofre com a briga entre suas amigas e Josefina conforta a filha. Keyla confronta Deco, que decide antecipar sua viagem para a Europa. Deco alerta Keyla sobre o estado de Lica. Tina diz a Mitsuko que deseja ir para o Japão. Ellen se irrita com dois rapazes mal-educados no metrô. Marta decide fazer terapia de família com Lica. Ellen confirma que Fio beijou Samantha e pede um tempo ao menino. Keyla conta sobre a briga das amigas para Tato, e afirma que precisa passar um período sozinha com Tonico. Ellen parte para a Campus Fest com Jota e Juca.

Tempo de amar/Globo - 18h05

Classificação indicativa 10 anos

Sábado

José Augusto recusa o pedido de Delfina e afirma que, em sua ausência, a governanta tomará as decisões sobre a Quinta. Teodoro usa o chargista Criptus para prejudicar Reinaldo. Lucinda inventa uma desculpa para Inácio sobre a caixa com as cinzas de Dalva. Incentivado por Nicota, Edgar marca um encontro com Olímpia. Maria Vitória decide voltar para Portugal. Em Morros Verdes, Angélica e Henriqueta escrevem uma carta a Inácio. Fernão pede que Angélica entregue um bilhete para Tereza. Eunice é agredida e Celeste se revolta. Vicente declara que irá a Portugal com Maria Vitória.

Pega pega / (Globo - 19h30)

Classificação indicativa 10 anos

Terça-feira

Eric comenta com Lourenço que desconfia de que Athaíde esteja protegendo alguém. Athaíde sai da cadeia. Júlio e Antônia se beijam, e a policial confessa ao rapaz que não consegue esquecê-lo. Lígia demonstra a Athaíde que tem medo de que algo de ruim aconteça. Antônia confessa a Domênico que beijou Júlio e os dois decidem dar um tempo na relação. Eric promete a Bebeth que irá à estreia da peça teatral de Borges. Eric e Luiza se preparam para seguir Malagueta e descobrir se existe relação entre ele e Maria Pia.

Carinha de anjo / (SBT - 20h30)

Classificação indicativa livre

Segunda-feira

Vitor reabre o LePf. Gustavo passa pela praça e vê Cecília. O pai de Dulce diz que faz tempo que os dois não se encontram. Inácio e Diana presenteiam os filhos. Gustavo pergunta se Cecília está feliz. A ex-noviça diz que o empresário que deve estar bem, pois está namorando Verônica que pode encontrar um novo amor. Gustavo insiste se a decisão de Cecília foi assertiva, mas ela decide ir embora sem responder.

O outro lado do paraíso / (Globo - 21h05)

Classificação indicativa 12 anos

Segunda-feira

Clara expulsa Gael de casa. Renato não aceita a proposta de Sophia. Clara pede ajuda a Renato e abandona Gael. Samuel passa a noite com Suzy. Renato leva Clara para a casa de Josafá. Um homem leva Elizabeth/Duda para casa e a rouba. Renato leva Mercedes até Clara. Samuel marca um encontro com um rapaz. Nádia e Gustavo ameaçam Bruno para ele esquecer a ideia de se casar com Raquel. Gael implora que Clara volte para casa e Lívia alerta a cunhada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação