Natal sem fome

Natal sem fome

Por Maria Paula
postado em 12/11/2017 00:00

O legado de uma figura emblemática, que fez muito barulho no passado recente deste país, volta a mobilizar a nação. O Natal sem fome, uma linda e urgente campanha para alertar a população brasileira sobre o aumento da pobreza e da fome, está ocorrendo neste momento em 18 estados do país.

Quem não se lembra de Herbert de Souza, o Betinho? Além de irmão de Henfil ; cartunista, jornalista, escritor e um dos criadores do Pasquim ;, ele foi um grande símbolo da resistência política nos tempos da ditadura.

Sociólogo visionário, Betinho foi um dos primeiros intelectuais brasileiros a advogar a favor das organizações não governamentais (ONGs), que não dependem nem do estado nem da iniciativa privada. Também atuou como um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária, entre tantos outros feitos, cujo significado ajudou nossa nação a dar significativos passos para a frente.

Parece inacreditável que em pleno ano de 2017, com todo o avanço tecnológico conquistado pela humanidade, 11% da população mundial continue a passar fome. Só no Brasil, mais de 7 milhões de pessoas sentem diariamente a dor, a humilhação e o desespero de não ter nada para comer.

A situação do Brasil vem se agravando constantemente com a atual crise econômica. As consequências mais óbvias dos índices de desemprego são o aumento da população de rua e os índices assustadores de violência.

Mas isso todo mundo já sabe. O que eu gostaria de lembrar é que cada ato de solidariedade pode ajudar a transformar a realidade da nossa sociedade, de modo que a desigualdade social diminua.

Em vez de cruzar os braços e reclamar, ou culpar o governo ou quem quer que seja pela situação desafiadora que estamos vivendo, podemos escolher mostrar que nos importamos.

Por isso, convido o amigo leitor a se engajar nesta campanha da ação da cidadania, de modo a combater essa triste realidade de miséria. Nosso objetivo é arrecadar 500 toneladas de alimentos.

Informações sobre as formas de fazer doações e detalhes da campanha estão disponíveis no site: www.natalsemfome.com.br.

Gratidão e bom domingo!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação