O pior cego é o que não quer ver

O pior cego é o que não quer ver

Por Márcio Cotrim
postado em 12/11/2017 00:00
Essa expressão, cruel em sua mórbida ironia, refere-se às pessoas que se negam a encarar a verdade. Recente edição do Almanaque Brasil nos ajuda a descobrir sua origem.

Ela nos leva ao ano de 1647, na França. Lá, ocorreu o primeiro transplante de córnea do mundo, num aldeão chamado Angel. A cirurgia, bem-sucedida, foi um verdadeiro marco na história da medicina ; só que, surpresa, o paciente não gostou!

Quando passou a enxergar, ficou horrorizado com o mundo que viu e pediu ao cirurgião que lhe arrancasse os olhos. O caso foi acabar num tribunal de Paris e no próprio Vaticano. Para escândalo geral, Angel ganhou a causa! O moço entrou para a história como o cego que não quis ver...

De fato, há muita tristeza e miséria no vale de lágrimas que habitamos. Mas também estamos cercados de maravilhas, o milagre da própria vida. Uma dose de otimismo ; realista, realista! ; não faz mal a ninguém...

Citr;en ; O emblema da antiga e famosa fábrica de automóveis é homenagem ao filho de André Citro;n, fundador da empresa. O rapaz lutou com a patente de cabo na Primeira Guerra Mundial e morreu no conflito. Repare na capô de qualquer Citr;en rodando por aí e você verá a divisa do posto militar de cabo ; duas letras V, invertidas ;, carinhosa lembrança familiar que se perpetuou até nossos dias.

Boicote ; A palavra vem do inglês boycott e lembra Charles Cunningham Boycott, severíssimo administrador das propriedades do Conde de Erne, na Irlanda, no século 19. Odiado pelos subordinados, Boycott sofreu toda sorte de represálias e ameaças. Sua vida, e a de sua família, tornou-se um inferno. A reação coletiva deu origem à palavra boicote, que passou a identificar duras reações contra chefes, líderes políticos, tiranos e indivíduos que jogam nesse mesmo time execrável.

Dominicano ; A palavra tem origem nas duas palavras latinas que a compõem. Domini (do senhor) e canis (cão). Refere-se à ordem religiosa que se diz profundamente leal a Deus, de extrema lealdade, lealdade canina que se encontra em seu próprio nome. Literalmente, Dominicano é o cão do senhor. Precisa dizer mais alguma coisa?

Espelunca ; Spelunca em latim significava caverna, cova, antro e vem do grego spéleos. Daí também a explicação da palavra Espeleologia, que em geologia designa o estudo e a exploração das cavidades naturais do solo ; grutas, cavernas, fontes, etc. Num sentido mais popular, também se refere a locais torpes, malcheirosos e de frequência reles. O velho Eça de Queiroz, ao mencionar um restaurante de péssima reputação em Lisboa, o qualificava de covil d;alimentação italiana. Em outras palavras, uma espelunca onde eram servidas massas de péssima qualidade e penosa digestão.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação