Ações contra fraudes

Ações contra fraudes

postado em 13/11/2017 00:00
 (foto: Cesar Itibere/Fotos Públicas)
(foto: Cesar Itibere/Fotos Públicas)

A Polícia Federal expediu 59 mandados de busca e apreensão e determinou a condução coercitiva de 42 pessoas nos dois dias de Enem. As medidas, segundo o delegado Franco Parazzoni, visavam evitar fraudes na prova. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que ;este foi o ano em que o certame foi realizado com maior segurança;. Ontem, houve investigação em 13 estados e no Distrito Federal, na chamada Operação Passe Livre. No primeiro dia de provas, outros três.


No total, foram registradas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 ontem e 113, na semana passada. Cinco pessoas foram presas. Os casos, no entanto, não comprometeram a aplicação. ;Conseguimos alcançar um objetivo geral;, explicou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Ela comentou ainda que ;as mudanças foram positivas;, referindo-se às novas tecnologias utilizadas para as investigações.
;Com o novo aparato e o apoio da Polícia Militar, conseguimos acompanhar a movimentação daquele rapazinho que entrou na escola com o papel escrito, levando cola, e das quadrilhas especializadas que fraudam exames e concursos públicos;, disse Pazzoni. O delegado afirmou ainda que a participação das 27 superintendências da PF no Enem 2017 ;foi a melhor maneira para operacionalizar as instruções de identificar, circunscrever e dar as respostas necessárias;.

Encceja
Mendonça Filho disse que ;quem passar no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Novos Adultos vai conseguir gratuidade no Enem de 2018;. O Encceja é destinado a certificar o ensino para pessoas que não concluíram a educação básica na idade certa. No próximo ano, a Universidade de São Paulo (USP) vai entrar no Enem, o que vai aumentar o número de vagas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação