Bebida dos deuses

Bebida dos deuses

postado em 15/11/2017 00:00
 (foto: Fotos: Guilherme Goulart/CB/D.A Press)
(foto: Fotos: Guilherme Goulart/CB/D.A Press)


Engana-se quem pensa que a importância da região de Niágara se limita às cataratas. Mais de 80 vinícolas ; algumas produtoras do badaladíssimo icewine ; dão um brilho especial a Niagara-on-the-lake, cidade de 17 mil habitantes colada às quedas d;água. O microclima, proporcionado pelo Lago Ontário, faz com que a localidade tenha uma temperatura de até dois graus mais elevado do que em Toronto. Tais peculiaridades fazem com que muita gente se mude para lá depois da aposentadoria, além de ser um belo passeio.

Uma das vinícolas que se destacam na região é a Peller Estates, fundada em 1927 em outra região do Canadá ; instalou-se em Ontário em 1969. Vale dedicar algumas horas em um tour completo. O passeio guiado oferece detalhes históricos e da linha de produção e prevê visitas às parreiras e aos barris de vinho. Ao longo do caminho, degusta-se alguns rótulos da casa, mas a surpresa mesmo aparece no fim: um bar de gelo construído especialmente para apreciar icewine a -10;C. Mas não se preocupe com o frio: emprestam-se casacos grossos para aguentar o ambiente congelante e tomar bastante vinho do gelo.





Saindo dali, é hora do almoço. E o restaurante da própria vinícola é uma ótima pedida. Em dias não tão frios, é possível comer no pátio voltado para os vinhedos. A partir do outono, o atendimento é realizado no salão de jantar. Pode-se ; ou deve-se ; escolher a sequência de pratos, com direito a uma taça de vinho para cada um deles. A sopa como entrada; o pato de prato principal; e o bolo de chocolate de sobremesa são apostas imperdíveis, encerradas, brilhantemente, com um brinde de icewine. (GG)


Vinho de gelo
A produção desse tipo de vinho de sobremesa atende uma série de exigências. As uvas devem ser colhidas a temperaturas inferiores a -6;C. A quantidade de néctar extraído desse processo é tão pequena que é preciso uma videira para encher uma garrafa. O icewine do Canadá é considerado o melhor do mundo.


Serviço

Programe-se

Informações sobre a Peller Estates, além de detalhes de reserva e do cardápio do restaurante da vinícola, podem ser consultados em www.peller.com.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação