Chamas da fé

Chamas da fé

No alto da colina ao lado do Rio Perfume, reina imponente o templo Thien Mu da Senhora Celestial. A torre octogonal de sete andares, segundo a crença, traz a prosperidade

» Bertha Maakaroun Especial para o Correio
postado em 15/11/2017 00:00
 (foto: Mark Bellingham/Flickr)
(foto: Mark Bellingham/Flickr)


Em 11 de Junho de 1963, 350 monges e monjas budistas marcharam em procissão, precedida por um Austin Westminster, pelas ruas de Saigon ; atualmente Ho Chi Minh ;, nas proximidades do Palácio Presidencial, hoje, Palácio da Reunificação. Thich Quang Duc saltou do veículo ao lado de dois outros religiosos. O primeiro carregava uma almofada, depositada sobre a via. O segundo retirou do porta-malas um galão de gasolina. Enquanto Duc se colocava sobre a almofada em posição de lótus para meditação, um círculo se formou ao seu redor, ao mesmo tempo em que o combustível encharcava a sua cabeça. Pronto para a autoimolação, Duc, segurando um cordão de contas de oração, recitava a homenagem a Amitabha Buda. Acendeu o fósforo e deixou-se incendiar.

A cena, que abalou o mundo, foi registrada por Malcolm Browne, da Associated Press em Saigon, e relatada em reportagem de David Halberstam, do The New York Times. Nela, Duc denunciava a perseguição aos budistas pelo governo de Ngo Dinh Diem, apoiado pelos Estados Unidos, que, ao mesmo tempo, promovia a minoria católica.

O mundo vivia a Guerra Fria. Depois da expulsão dos colonizadores franceses, o Vietnã, por resolução da Conferência de Genebra, em 1954, foi dividido no paralelo 17, a pretexto de eleições gerais para 1956, que nunca ocorreram. O Vietnã do Norte, de orientação socialista, se tornou a República Democrática Comunista do Vietnã, com capital em Hanói, sob o comando de Ho Chi Minh. O Vietnã do Sul, de orientação ocidental e anticomunista, sob influência norte-americana, com capital em Saigon, era dirigido, desde 1955, por Ngo Dinh Diem.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação