Maduro anuncia moeda paralela

Maduro anuncia moeda paralela

postado em 04/12/2017 00:00
O presidente Nicolás Maduro anunciou ontem a criação do ;petro;, uma moeda virtual apoiada na riqueza petroleira da Venezuela, para enfrentar o que chama de ;bloqueio financeiro; dos Estados Unidos. ;Vamos implementar um sistema de criptomoeda a partir das reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma criptomoeda, o petro, para avançar em termos de soberania monetária, para fazer suas transações financeiras e vencer o bloqueio;, disse Maduro em seu programa semanal de tevê.

A nova moeda estará vinculada também ao gás e a outros recursos naturais venezuelanos, como o ouro e o diamante. ;Isso vai nos permitir avançar em direção a novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social;, afirmou o presidente.
O anúncio coincide com um momento em que a Venezuela enfrenta sérios problemas de financiamento externo, depois de que um grupo de detentores de bônus e agências de classificação de risco declarou o país em default parcial, junto com a petroleira estatal PDVSA, devido ao atraso em pagamentos de capital e juros de títulos da dívida.

Maduro atribui as dificuldades às sanções impostas pelos EUA em agosto passado. As medidas proíbem cidadãos e empresas norte-americanos de negociar novas dívidas emitidas pelo governo de Caracas e pela PDVSA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação