Made in Colômbia

Made in Colômbia

Um ano depois de ceder o título à Chapecoense, Reinaldo Rueda pode quebrar tabu e se tornar o primeiro técnico estrangeiro a conquistar um troféu internacional por clube brasileiro; confira a lista dos campeões

Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 13/12/2017 00:00




Um ato de nobreza de Reinaldo Rueda no ano passado, horas depois do acidente aéreo com o voo da Chapecoense, pode ser recompensado hoje, no Maracanã, com uma página histórica no livro dourado do futebol. Nunca antes na história deste país, um treinador estrangeiro conseguiu ser campeão de um torneio internacional reconhecido pela Conmebol e/ou a Fifa à frente de um clube brasileiro (ler arte).

O colombiano de 60 anos pode ser o pioneiro se o Flamengo derrotar o Independiente por dois gols de diferença na final da Copa Sul-Americana, hoje, às 21h45, no Maracanã. Triunfo por um gol de diferença arrasta a decisão para a prorrogação. Em último caso, haverá disputa por pênaltis. Como venceu o duelo de ida por 2 x 1, o time argentino apelidado de Rei de Copas tem a vantagem do empate para conquistar o bi.

Há um ano, Reinaldo Rueda era finalista da Sul-Americana com o Atlético Nacional. Decidiria o título no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. O acidente com a Chapecoense, que matou 71 pessoas, impediu a decisão. Horas depois da tragédia naquele 29 de novembro de 2016, Reinaldo Rueda revelou ao Correio. ;Sugeri à diretoria e aos meus jogadores que a Chapecoense seja proclamada campeã da Copa Sul-Americana. Não precisamos dividir o título.;, antecipou em entrevista por telefone.

Um ano depois, está novamente na final da Sul-Americana. Sonha com o único título continental que falta em seu currículo. Ganhou a Libertadores (2016) e a Recopa (2017) pelo Atlético Nacional. Falta a Sul-Americana. O mundo da bola deu voltas. Reinaldo Rueda estava estudando futebol na Alemanha quando recebeu a proposta do Flamengo e hoje terá a chance de faturar o título inédito na carreira.

;São situações do destino. Os deuses do futebol desejaram isso. Temos a satisfação de jogar uma final desse porte. Que possamos levantar a taça;.

Dos últimos nove troféus disputados por Rueda de 2016 para cá, o técnico só não ganhou três: a Sul-Americana e o Mundial de Clubes de 2016 e a Copa do Brasil deste ano. Por sinal, a chegada do colombiano ao Brasil foi duramente criticada por técnicos como Jair Ventura e Vanderlei Luxemburgo. Ambos defenderam a reserva de mercado e podem ver o gringo responder com um título internacional. O único técnico estrangeiro campeão nacional foi Carlos Volante. Em 1959, o argentino levou o Bahia ao título da Copa Brasil.

São esperados mais de 60 mil presentes no Maracanã hoje à noite, e uma renda superior a R$ 7 milhões. O Flamengo tentará se vingar de 1995. No ano de seu centenário, o time rubro-negro viu o Independiente festejar o título da Supercopa dos Campeões no Rio. O adversário tem fama de carrasco verde-amarelo. Venceu quatro das seis decisões contra brasileiros ; uma delas sobre o Goiás na Sul-Americana de 2010.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação