Mudança no estatuto

Mudança no estatuto

» Renato Souza
postado em 19/01/2018 00:00


O Assembleia Geral da Caixa Econômica Federal se reúne hoje, em Brasília, para definir mudanças no estatuto da empresa. Entre as alterações previstas está a definição sobre a nomeação dos vice-presidentes do banco. Quatro executivos que desempenhavam esta função foram afastados por um decreto do presidente Michel Temer. Eles são investigados pela Polícia Federal, por suspeita de desvios em recursos geridos pelo banco. No entanto, outros oito dirigentes ainda estão no cargo.

Pelo estatuto atual, os vice-presidentes podem ser afastados pelo presidente da instituição por até 30 dias. Mas somente o presidente da República tem competência para tomar uma decisão definitiva. O encontro começa às 11h em meio a uma crise na direção da empresa. As mudanças internas ocorrem ainda para se adequar a Lei das Estatais, que foi publicada no ano passado e tem o objetivo de reduzir a influência políticas em empresas públicas.

Avaliação

A influência política muitas vezes resulta em corrupção e prejuízo para o setor público. O ex-presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) Vinicius Benevides destaca que é necessário que a nova legislação seja aplicada na prática para que mudanças positivas sejam vistas no setor. ;Se essa nova legislação for aplicada trará mais independência para as empresas públicas. A Lei Geral das Agências Reguladoras, por exemplo, que define ensino superior, reputação ilibada e experiência para ocupar cargos, nem sempre é respeitada. As vezes o fator político pesa bem mais;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação