A folia não para!

A folia não para!

Adriana Izel
postado em 19/01/2018 00:00
 (foto: Alle Albuqueque/Divulgação)
(foto: Alle Albuqueque/Divulgação)



Os primeiros batuques do carnaval começaram cedo em Brasília. Desde a primeira semana de janeiro a cidade já se agita com blocos e festas pré-carnavalescas. Neste fim de semana não será diferente, quando alguns dos grupos e eventos já tradicionais saem às ruas.

É o caso do bloco Virgens da Asa Norte, que chega ao oitavo desfile consecutivo. Depois de passar pelo Setor Bancário e pelo Conic, o grupo agora se prepara para, a partir das 15h de amanhã, agitar o espaço externo do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). ;Neste ano, estamos trabalhando a questão do direito à cidade, de uma cidade diversa e divertida. É um direito do folião usar o espaço público. Por isso, devemos usufruir e também zelar por ele;, afirma Henrique Aragão, um dos integrantes do bloco.

Uma das bandeiras do Virgens da Asa Norte é lutar contra qualquer tipo de preconceito, como homofobia, racismo e machismo. ;A gente faz ações de conscientização. Apesar de não ser um problema que acontece no nosso bloco, é uma forma dialogar de forma lúdica, de se colocar no lugar do outro;, analisa Aragão.

O evento começa com a lavagem e cortejo do Afoxé Omo Ayo, às 15h. A partir das 17h, a bateria da escola de samba Aruc comanda o evento com presença de Gilsinho da Portela. Como parte da tradição, depois das 18h, o bloco realiza a oitava edição do Concurso Rainha das Virgens da Asa Norte. Nos intervalos, DJs convidados comandam o som e o encerramento é com Patubatê.

Formatos de festa

O projeto Carnaval no Parque, que será realizado de 8 a 12 de fevereiro, antecipa as comemorações com a festa Banquinha. O evento tem atrações para todas as idades. Amanhã, a partir das 9h30, começa com recreação infantil e atividades esportivas. Depois das 14h, o Bloco Eduardo e Mônica comanda a festa revisitando o repertório da Legião Urbana. A entrada é franca.

A festa Imagina no carnaval, que reúne blocos carnavalescos no Setor Comercial Sul, está de volta. A estreia é na edição de amanhã, a partir das 22h, com presença do bloco Essa Boquinha Eu Já Beijei e a festa Afete-se. O evento terá mais duas edições, em 27 de janeiro e em 3 de fevereiro, com participação de Divinas Tetas e Aparelhinho.

Serviço
Carnaval no Parque
Estacionamento 10 (Parque da Cidade). Amanhã, às 9h30. Com recreação infantil e Bloco Eduardo e Mônica. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Imagina no carnaval
Setor Comercial de Sul. Amanhã, às 22h. Blocos de carnaval Essa boquinha eu já beijei e Afete-se. Ingresso: R$ 35 (1 dia) e 70 (passaporte para os três dias). Valores de meia-entrada. Não recomendado para menores de 18 anos.

Virgens da Asa Norte
Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Amanhã, a partir das 15h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação