Modelo aventura

Modelo aventura

Ford exibe o Ka FreeStyle, um veículo utilitário compacto, variação dos famosos SUV's. Criado no Brasil, foi apresentado ontem e deve chegar às lojas no meio do ano

» Geison Guedes Especial para o Correio
postado em 01/02/2018 00:00
 (foto: Fotos: Pedro Bicudo/Ford)
(foto: Fotos: Pedro Bicudo/Ford)


São Paulo (SP) ; De uns tempos para cá, os utilitários esportivos passaram a dominar o mercado de automóveis no Brasil e no mundo. A categoria está tão em alta que as montadoras passaram a apresentar variações. A BMW, por exemplo, foi uma das primeiras a fazer a adaptação. A alemã chama seus modelos de SAV (sport Activity vehicles ; veículos de atividade esportiva, em tradução livre), mas não deixam de ser SUVs. A ideia é sempre a mesma, um modelo alto, com pegada de fora de estrada e apto a andar em diversos terrenos.

A Ford acaba de aderir à adaptação dos SUV;s. A montadora apresentou, de forma simultânea aqui (para os mercados brasileiro e latino-americano) e na Índia, um novo estilo de automóvel, o CUV (compact utilitary vehicle), um veículo utilitário compacto. O modelo escolhido para inaugurar a nova classe é o Ka FreeStyle. O veículo surgiu de um projeto global desenvolvido pelos times de engenharia, manufatura e marketing brasileiros. Ele também será apresentado na Europa. Ou seja, é do Brasil ; mais precisamente, da Bahia, onde fica a fábrica da empresa americana ; para o mundo.


Fora de estrada

O sobrenome FreeStyle surgiu no EcoSport ; outro modelo global da marca desenvolvido no Brasil ; o Ka, ele é, basicamente, uma versão fora de estrada do hatch compacto. Como todo modelo voltado para o off road, conta com apliques em plástico preto nos para-choques (dianteiro e traseiro), nas laterais e nas caixas de roda. O rack de teto é em alumínio, a grade frontal é em preto fosco e a rodas de liga leve também são em tom escuro. Por ser um fora de estrada, tem suspensão elevada e boa altura de solo.

Acontece que, além dos badulaques típicos dos aventureiros, o veículo mostrado à imprensa especializada tem design ligeiramente diferente do atual, dando margem à interpretação de que esta já é a reestilização da terceira geração do modelo, lançada em 2014. Apesar de ser chamado de utilitário compacto pela marca, o Ka Freestyle nem sequer traz pneus de uso misto, muito menos tração nas quatro rodas, comprovando que está mais para o asfalto de péssima qualidade facilmente encontrado nas ruas do Brasil do que uma possível aventura em trilhas e estradas de terra esburacadas. Vale lembrar que, há menos de um ano, a marca apresentou o Ka Trail também como um utilitário compacto.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação