Dicas de português

Dicas de português

por Dad Squarisi dadsquarisi.df@dabr.com.br
postado em 14/02/2018 00:00
 (foto: Gabriel Monteiro/Riotur)
(foto: Gabriel Monteiro/Riotur)
Quaresma da Igreja
Quaresma? São os 40 dias que vão da quarta-feira de cinzas até a sexta-feira da Paixão. Para católicos e ortodoxos, o período se destina a penitências. A pessoa faz jejum, priva-se de carne e renuncia a prazeres. No 1; dia da provação, os fiéis vão à igreja. Lá, recebem cinza sobre a cabeça. O padre, então, lhes diz: ;;Lembra-te, homem, que és pó e ao pó retornarás;;. Lembra-te também: quaresma se escreve com a inicial minúscula.



Quaresma da língua
As letras têm a própria quaresma. Como os religiosos, submetem-se a sacrifícios. As ortodoxas chegam ao extremo. Emudecem. Escrevem-se, mas não se pronunciam. Chamam-se dígrafos. O nome diz tudo. São duas letras, mas um som. Dia, por exemplo, tem três letras. As três se pronunciam. Cada uma forma um fonema. Velha tem cinco letras. Mas quatro fonemas. O lh tem companheiros: ch (chefe), nh (tamanho), sc (consciente), sç (nasça), xc (exceto), rr (acarretar), ss (processo), qu (fraqueza), gu (alguém).


Dissidentes
Na língua como na vida, há os dissidentes. ;Xô, fundamentalismo;, dizem eles. ;Nós queremos falar.; Resultado: nem sempre qu, gu, sc, xc formam dígrafos. O grupo, então, se dissolve. Antes da reforma ortográfica, as rebeldes qu e gu eram indicadas pelo trema. Os dois pontinhos davam um recado: ali estava uma heterodoxa. Por isso o u deve ser pronunciado. O sinal se foi. Mas a insubordinação se mantém. Em frequente, tranquilo, lingueta e linguiça, o número de letras corresponde ao de fonemas.

O mesmo ocorre com pescar, excluir & cia. insubmissa. Para elas, impera a lei do jogo do bicho. Vale o que está escrito. Os grupos sc e xc deixam de ser dígrafos. Entram na regra geral ; um fonema, uma letra. Em suma: ortodoxas e heterodoxas não constituem problema só da língua. A opção delas interfere na pronúncia e na separação silábica. Sobra pra nós.



Gêmeas estreiam
O nascimento das menininhas de Ivete Sangalo comprova o dito popular. Baiano não nasce. Estreia. Marina e Helena ganharam manchetes de norte a sul do Brasil. Filhas de celebridade, vieram ao mundo em pleno carnaval. Repórteres que deram a notícia fizeram a festa, mas se esqueceram do português. Emocionados, tropeçaram na expressão dar à luz. Aqui e ali, diziam ;dar a luz a gêmeas;. Bobearam. A forma nota 10 é dar à luz gêmeas. Sem o a. Significa trazer ao mundo gêmeas. Outros exemplos: A mãe deu à luz um menino. Nas próximas horas, Joana vai dar à luz uma garotinha.



Oitentão
Sorriso largo, brilho nos olhos, samba no pé? É ele mesmo ; Martinho da Vila. O cantor completou 80 anos. Desfilou na avenida. Ovações e aplausos retumbaram nas arquibancadas. No meio da celebração, pintou uma dúvida. Martinho é octogenário ou octagenário?

É octogenário. Octo aparece em vários vocábulos. É o caso de octocampeão, octogésimo, octogonal, octossílabo. Octa também indica oito. Mas tem menos representantes: octaedro, octangular.



Leitor pergunta
Na numeração de artigos de leis, decretos, medidas provisórias & cia., quando usar o numeral cardinal e o ordinal?

Bia Saturno, Pelotas

Use o ordinal até nove. De 10 em diante, o cardinal: artigo 1;, artigo 9;, artigo 10, artigo 17. O primeiro dia do mês é 1;, não um.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação