Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

postado em 14/02/2018 00:00
 (foto: Theatro Municipal do Rio de Janeiro/Divulgação)
(foto: Theatro Municipal do Rio de Janeiro/Divulgação)
Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais importantes da América do Sul. Com capacidade para 2,2 mil pessoas, ele já recebeu grandes nomes nacionais e internacionais. Com o intuito de participar da formação cultural dos cidadãos, no teatro quem quiser pode participar da escola de dança e academia de ópera que existe por lá. Depois de aprender, o próximo grande passo é estrelar nos palcos do Theatro para o grande público.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sábado 12h, 14h
(inglês e espanhol), 14h30, 16h
Agenda e mais informações:
www.theatromunicipal.rj.gov.br

Teatro Amazonas
Quem visita Manaus não pode deixar de conhecer um dos principais cartões-postais da cidade. Parada obrigatoria, ele foi inaugurado durante o ciclo da borracha e a riqueza da época refletiu na sua arquitetura e decoração. Imponente e muito magnífico, o teatro chama a atenção de quem o visita. Devido a sua importância, ele se tornou patrimônio cultural e também um museu. O espectador pode escolher entre óperas, musicais, peças de teatro, festivais para prestigiar o espaço.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sábado 9h às 17h;
domingo e segunda 9h às 14h
Agenda e mais informações:
www.cultura.am.gov.br/teatro-amazonas

Theatro da Paz
Em Belém, também durante o ciclo da borracha, outro grande e importante teatro brasileiro foi erguido, em 1878. Inspirado em um teatro italiano, tinha como objetivo satisfazer os desejos da alta sociedade da época por apresentações líricas. A primeira casa de espetáculos construída na Amazônia tem capacidade para 1,1 mil pessoas e abriga grandes obras de arte e elementos revestidos de ouro.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sexta 9h às 17h; Sábado 9h às 12h e Domingo 9h às 11h
Agenda e mais informações: www.theatrodapaz.com.br

Theatro José de Alencar
Na capital cearense, Fortaleza, está um dos grandes nomes teatrais do Nordeste. Ele, que também é chamado de teatro-monumento, tem um charme especial. Inspirado no neoclassicismo, ele possui fachada de ferro, ainda do lado de fora, um esplêndido jardim projetado por Burle Max. Além disso, diferentes manifestações culturais e artísticas, nacionais ou regionais, são só mais alguns dos encantos do José de Alencar.

SERVIÇO
Visita guiada: terça a sexta 9h às 17h; sábado
e domingo 13h às 17h
Agenda e mais informações: www.secult.ce.gov.br/
index.php/programacao/teatro-jose-de-alencar

Curiosidades
; No começo, apenas homens podiam atuar nos teatros, para representar as mulheres usavam máscaras, chamadas de personas.

; Dizer ;merda; no meio teatral significa sorte e sucesso
; João Caetano dos Santos foi o primeiro grande ator brasileiro e nasceu em 27 de janeiro de 1808, em Itaboraí, Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação