Curiosidades

Curiosidades

postado em 19/02/2018 00:00
Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes autoras brasileiras e chegou a ser considerada a maior escritora judia judia do século XX desde Franz Kafka. Confira curiosidades sobre a autodeclarada pernambucana:

Nascida 10 de dezembro de 1920 Tchetchelnik, na Ucrânia, Haia Pinkhasovna Lispector tornou-se Clarice quando chegou ao Brasil ainda bebê, tendo vivido primeiro em Maceió, depois em Recife.

A autora se mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos. Lá, cursou direito na então Universidade do Brasil e publicou o primeiro conto aos 19 anos. O primeiro livro veio aos 24, ;Perto do coração selvagem;

Clarice trabalhou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.

Clarice foi colunista em vários jornais e redatora de imprensa e propagando do governo Getúlio Vargas. Trabalhou também como tradutora, tendo trago ao português autores como Agatha Christie, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Anne Rice.

Clarice sempre quis ser sepultada no Cemitério João Batista, mas teve o corpo recusado por ser judia. Acabou por ser enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no rio de Janeiro.

Em casa, a escritora falava o idioma íindiche (língua germânica de comunidades judaicas). Ela também era fluente, além do português, em inglês e francês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação