Morre o pioneiro dos televangelistas

Morre o pioneiro dos televangelistas

postado em 22/02/2018 00:00
 (foto: Stephen Chernin/AFP - 25/6/05 )
(foto: Stephen Chernin/AFP - 25/6/05 )


O ;pai; dos televangelistas americanos, Billy Graham, conselheiro espiritual de inúmeros presidentes dos Estados Unidos, morreu ontem, aos 99 anos. No Brasil, ele ficou conhecido por visitas a várias cidades, entre 1960 e 2010, nas famosas Cruzadas de Evangelização. William Franklin Graham Jr. sofria de Parkinson e câncer de próstata. ;Ele era único! Fará falta aos cristãos e a todas as religiões;, reagiu o presidente Donald Trump, no Twitter.

Aos 16 anos, o futuro pastor teve uma revelação e, graças ao carisma, à voz grave e às orações fervorosas, atraiu as massas de seguidores pelos programas de rádio e tevê, que amplificaram seus sermões. Desde os anos 1950, visitou inúmeros países, inclusive a China e a hoje extinta União Soviética. Chegou a ir à Coreia do Norte em 1992 e 1994. Entre as personalidades com quem que se reuniu estão o papa João Paulo II e madre Teresa de Calcutá.

Billy Graham foi conselheiro espiritual dos presidentes Harry Truman e Barack Obama. George W. Bush confessou que, graças a ele, deixou de beber e ;encontrou o caminho de Deus;. O pai deste último, George H.W. Bush, o convidou a orar na Casa Branca em 1991 para ajudar a superar a primeira Guerra do Golfo. Também Bill Clinton aconselhou-se com o televangelista em meio à turbulência do caso com a estagiária Monica Lewinsky, que o levou a um processo de impeachment.

;Billy não tocou apenas o coração dos cristãos, mas de pessoas de todas as fés;, disse George Bush pai em comunicado. ;Tive o privilégio de tê-lo como amigo.;

Em 70 anos de carreira, o ;pastor da América; organizou mais de 400 encontros em estádios e casas de shows, liderando ;cruzadas de evangelização; em 185 países. Escreveu 30 livros, traduzidos para 40 idiomas, e pronunciou orações assistidas por 2,2 bilhões de telespectadores. Em 2001, liderou um culto após os ataques de 11 de setembro.

Nascido em 7 de novembro de 1918, Billy Graham foi criado em uma fazenda em Charlotte, na Carolina do Norte. Ordenado pastor batista em 1939, casou-se com a filha de um missionário cristão na China, Ruth McCue Bell, que morreu em 2007, aos 87 anos. Teve com ela cinco filhos.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação