Nos pênaltis, Grêmio conquista o bi

Nos pênaltis, Grêmio conquista o bi

postado em 22/02/2018 00:00
 (foto: Nelson Almeida/AFP)
(foto: Nelson Almeida/AFP)


Diante de 42.921 torcedores, o Grêmio conquistou o bicampeonato da Recopa Sul-Americana, ontem, em decisão de pênaltis contra o Independiente. Após empate por 0 x 0 no período regulamentar e na prorrogação, a cobrança das penalidades foi encerrada com placar de 5 x 4, com defesa salvadora do goleiro Marcelo Grohe, em chute de Benítez.

Empurrados pela torcida gremista, os donos da casa dominaram o primeiro tempo da partida. Alisson e Everton pressionaram o time visitante com infiltrações velozes. Aos menos duas boas chances de abrir o placar foram criadas pelo ataque tricolor. Aos sete minutos, Everton limpou o goleiro e finalizou. Amorabieta tirou a bola em cima da linha. Em seguida, Luan recebeu passe na área, mas chutou para fora. O Independiente chegou com perigo apenas em um chute de Fernández, defendido por Grohe.

A equipe argentina abusou da catimba e prolongava as pausas da partida. Também abusou da força nas divididas. Em uma delas, Amorebieta levantou o pé até o peito de Luan. Após confusão e análise do árbitro de vídeo, o jogador argentino acabou expulso.

Supremacia mantida

Com um a mais, o Grêmio manteve o domínio do jogo no segundo tempo, mas a defesa do Independiente cedeu poucos espaços para os donos da casa. O goleiro Campaña foi o herói da resistência argentina, fazendo importantes defesas. Na melhor oportunidade do tricolor, Everton surgiu dentro da área, mas finalizou em cima do arqueiro.

Os 30 minutos da prorrogação foram dramáticos. O Independiente segurou o ataque gremista, que pressionava de todas as formas possíveis. O Grêmio quase marcou com Jael. O goleiro Campaña já estava superado, mas o cabeceio do centroavante ficou no travessão.

A era do técnico Renato Gaúcho se aproxima da marca histórica do Grêmio de Felipão na década de 1990, que também ganhou a Copa do Brasil (1994), a Libertadores (1995) e a Recopa (1996) em anos consecutivos. O tricolor de Scolari faturou ainda o Campeonato Brasileiro em 1996.

Com a vitória na cobrança de pênaltis, o tricolor se volta agora para o Campeonato Gaúcho. Lanterna no estadual, com apenas quatro pontos em sete jogos, o Grêmio tem quatro rodadas para evitar o rebaixamento e buscar a classificação. A equipe volta a campo no próximo sábado, às 19h, para enfrentar o Novo Hamburgo, na Arena, pela nona rodada.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação