IR - Tire suas dúvidas

IR - Tire suas dúvidas

Mande os seus questionamentos para o e-mail ir.df@dabr.com.br. As respostas serão dadas por especialistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

postado em 27/02/2018 00:00

Vendi uma casa, no ano passado, que era financiada pela Caixa. Eu devo declarar apenas o valor que restou após abater o saldo devedor ou o valor que custou para a pessoa que a comprou?
; Marcos

Deve declarar o valor que custou para a pessoa que comprou, ou seja, o valor da venda. Recomendamos baixar aplicativo Ganho de Capital 2017 no site da Receita Federal, para calcular se houve ou não o imposto devido.


Em 2006, adquiri um apartamento em Águas Claras, pelo qual paguei, na época, R$ 119 mil. O pagamento foi feito com uma entrada em dinheiro, uso do FGTS e o restante com financiamento direto com a construtora. O apartamento foi quitado em 2012. Agora, quero vender o apartamento, mas nunca o declarei no Imposto de Renda. Achei que não fosse necessário, já que é meu único imóvel. O que devo fazer para declarar o apartamento e poder vender sem ter problemas com a Receita Federal?
; Oscar Luiz Santos

Deve declarar na ficha Bens e Direitos, discriminando as características do imóvel. Como o bem foi adquirido entre 2006 e 2012 e já está quitado, informar nos campos Situação em 31.12.2016 e Situação em 31.12.2017 o custo do bem, ou seja, o valor total que pagou por ele incluindo entrada, parcelas, financiamento, etc.. Por ocasião da venda, se em 2018, utilize o aplicativo Ganho de Capital 2018 a ser baixado no site da Receita Federal, para calcular se houve ou não imposto a pagar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação