Amistosos contra o Paraguai no Sul do país

Amistosos contra o Paraguai no Sul do país

postado em 02/03/2018 00:00
Na próxima segunda-feira, Isa viaja para se encontrar com as demais integrantes da delegação brasileira. Nos dias 11 e 12, estão previstos jogos amistosos contra a seleção paraguaia, nas cidades de Carlos Barbosa (RS) e Lages (SC), respectivamente. Técnico da equipe nacional há dois anos e meio, Wilson Saboia conheceu Isa vendo a jogadora atuar pela Adef/DF. ;A qualidade técnica dela é muito elevada e, cognitivamente, também bem interessante. Ela é jovem e entende o modelo de jogo que adotamos nas categorias adulta e sub-20 da Seleção. Esse entendimento de jogo é fundamental, porque temos períodos de convocação e de treinamento muito curtos.;

Segundo o treinador, o aspecto mais importante desse período em que as atletas estarão juntas é dar oportunidade para as recém-chegadas de compartilhar o conhecimento e a compreensão do padrão de jogo adotado. Os compromissos seguintes no calendário da Seleção Brasileira feminina de futsal serão em setembro, pela Copa América sub-20, e o Grand Prix Adulto, ainda sem data marcada.

Wilson Saboia comenta que o intervalo de 18 anos para uma brasiliense voltar à Seleção Brasileira aconteceu em parte devido à falta de competições nacionais. Segundo o treinador, em 2015, quando o Campeonato Brasileiro foi realizado em Goiânia, a comissão técnica passou a focar em jogadoras de outros estados (além de Rio de Janeiro e São Paulo), que poderiam integrar a equipe nacional. A treinadora da Adef/DF, Tatiana Weysfield, reclama que em 2016 ocorreram poucos torneios e foi uma temporada difícil para a visibilidade das atletas no cenário nacional. ;Em 2017, tivemos a Taça Brasília, a Taça Brasil, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasiliense e um Festival sub-13 e sub-15;, comenta Tatiana.

Para a atual temporada, o calendário local prevê a Taça Brasília, de 24 de março a 21 de abril, e o Campeonato Brasiliense, de 1; de julho a 7 de outubro. No primeiro evento, times filiados e convidados podem participar. Basta fazer a inscrição. No segundo, que contou com cinco equipes no ano passado, os clubes precisam ser filiados à federação do DF e desembolsar um salário-mínimo por mês, R$ 954, mais a taxa da arbitragem, que é de R$ 185. No cenário nacional, estão previstas a Taça Brasil, de 1; a 6 de outubro, e a Copa do Brasil, que terá cinco fases, de 24 de abril até 16 de setembro.

* Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação